O Município de São Brás de Alportel associou-se, por mais um ano, à campanha nacional de prevenção do cancro cutâneo que a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, desenvolve ao longo do Verão.

A campanha intitulada “Sol e Pele – Saber conviver” está a ser divulgada em espaços públicos de maior afluência, bem como por outros meios, neste período do ano e apela a população a prevenir problemas cancerígenos na pele e a realizar autoexames regulares sobre alterações de sinais ou manchas na pele.

O uso de óculos de sol, protetor solar, chapéu e roupa clara; a proteção com uso de sombra; e a não exposição solar excessiva nas horas de maior risco para a saúde, são atitudes fundamentais a ter em conta para a proteção da pele e a prevenção de cancro da pele, o mais comum em Portugal. Perante alguma alteração ou o aparecimento de algum sinal ou mancha é aconselhada a consulta de um dermatologista.

A campanha conta ainda com informação mais pormenorizada on-line que pode ser consultada nos sites: www.euromelanoma.org/portugal ou www.apcancrocutaneo.pt.

Consciente da importância da prevenção na promoção da saúde, o Município de São Brás de Alportel associou-se a esta campanha através da divulgação de cartazes da campanha em vários pontos da vila, divulgação nas redes sociais e no sítio do Município, assim como na agenda mensal “São Brás Acontece”.

 

Por: CM S. Brás de Alportel