Em maio os bancos voltaram a abrir em força a torneira do crédito à habitação. Os números não deixam dúvidas: foram emprestados 815 milhões de euros para a compra de casa e só nos primeiros cinco meses do ano foram concedidos 3.784 milhões de euros, o que dá uma média de 25,1 milhões por dia.

Trata-se, segundo dados do Banco de Portugal (BdP), de um valor – acumulado, entre janeiro e maio – 23,4% superior ao verificado no mesmo período do ao passado. Em termos mensais, em maio face a abril, o crédito à habitação aumentou 32 milhões de euros.

Segundo o BdP, “os volumes de novas operações para habitação, consumo e outros fins totalizaram, respetivamente, 815 milhões de euros, 429 milhões de euros (máximo desde junho de 2006) e 162 milhões de euros”.

Esta tendência de aumento do financiamento par aa compra de casa surge pouco tempo antes de entrarem em vigor as recomendações do BdP relativas à concessão de crédito. Os limites foram anunciados pelo supervisor no início do ano e começaram a ser aplicados este mês de julho.

 

Por: Idealista