Todas as quintas-feiras, durante sete semanas seguidas, entre 19 de julho e 30 de agosto, o comércio na cidade de Loulé vai estar nas suas «sete quintas».

As “7 Quintas no Comércio” é uma iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal de Loulé, ACRAL e comerciantes. Inserida nas dinâmicas para a valorização do comércio em Loulé, os objetivos desta ação são convidar as pessoas a saírem à rua, visitar a cidade, conviver e disfrutar das ofertas de um programa preparado pelos comerciantes, criando sinergias entre lojistas e restauração.

Em plena época estival, altura em que a grande maioria dos turistas e residentes se deslocam para as zonas do litoral, pretende-se, assim, atrair mais pessoas à sede de Concelho, criando motivos de animação. Os comerciantes poderão, deste modo, dar largas à imaginação, concebendo formas apelativas e inovadoras para mostrar os seus produtos, trazendo para as ruas (que neste dia vão estar cortadas à circulação automóvel) esplanadas. Música, Teatro e Animações de Rua, Dança e muito mais serão um complemento a esta iniciativa que tem por objetivo incutir uma maior dinâmica à cidade de Loulé.

Já nesta quinta-feira, dia 19, arranca a primeira quinta, onde o Teatro será um ponto de atração forte. Às 19h30, decorrerá a primeira ação de um projeto que começa a dar alguns passos em Loulé, “Lojas e espaços com história”. Esta iniciativa será um desbloqueador, tanto para os comerciantes como para os visitantes, e o propósito é sensibilizar para a valorização e salvaguarda destes espaços emblemáticos da cidade, quer pela sua arquitetura, ofícios, valorização do trabalho feito à mão e, claro, a sua relação com a comunidade local.

O primeiro espetáculo decorrerá na famosa rua das lojas, na “Casa Betinha”, onde a companhia Janela Aberta Teatro dará forma a todo um levantamento e pesquisa acerca deste espaço, onde D. Betinha, comerciante há mais de 42 anos em Loulé, faz vestidos de cerimónia para o mundo inteiro.

Mais tarde, partir das 21h30, o grupo “Ao Luar Teatro” percorrerá vários pontos do evento, encenando alguns momentos caricatos acerca da Ribeira do Carcavai. Para os amantes da atividade física, haverá aulas gratuitas de zumba no Largo de São Francisco, às 19h00. Já na Praça da República, os livros e os discos farão as delícias dos colecionadores. As esplanadas, bares e cafés terão algumas bebidas e doces alusivas às “7 Quintas”. O comércio estará aberto das 19h00 às 00h00, com preços atrativos, ações de loja e algumas ofertas.

 

Por: CML/GAP /RP