A Câmara Municipal de Lagos deliberou abrir concurso público para a aquisição de serviços de transportes urbanos, destinados a assegurar o funcionamento d A ONDA nos próximos 3 anos (2019 a 2021).

O procedimento tem um preço base de 3 362 517,20 € e prevê a manutenção das 10 linhas e circuitos atualmente já existentes, os quais cobrem todas as freguesias e núcleos urbanos do concelho.

Remonta a 2008 a criação do sistema de transportes urbanos de Lagos designado por A ONDA. De então para cá, sucessivos ajustamentos foram sendo introduzidos de forma a garantir uma boa cobertura geográfica do concelho e resposta às necessidades de mobilidade da população. Inicialmente dotada de seis linhas, A ONDA assegura atualmente dez linhas, identificadas por números e por cores, que são utilizadas por uma média anual de 630 mil passageiros, representando um custo de 1,7€ por passageiro. Tendo uma componente e objetivos de coesão territorial e social, o Município garante um nível de cobertura dos custos na ordem dos 43 a 44% (nos últimos anos de exploração). Segundo os dados do estudo elaborado, as linhas mais procuradas/utilizadas são a 4/Amarela (Luz) a 3/Rosa (Odiáxere), a Linha 2/Azul (Meia Praia / Porto de Mós) e a 6/Verde (Barão de São João), que representam 82% dos 1722 passageiros diários. Algumas linhas registam maior procura no período do Verão, designadamente as linhas 2, 4 e 7/Onda Castanha (Bensafrim), sendo que a Linha 2/Onda Amarela (Luz) regista um balanço de resultados positivo no período não letivo.

Face às recomendações apontadas pelo estudo económico e financeiro, o Município decidiu lançar o procedimento concursal para a escolha de um operador privado que garanta o Serviço Regular, assumindo por meios próprios o Serviço Flexível das linhas 5, 7 e 8 fora dos horários escolares.

 

Por: CM Lagos