A PSP reforçou com elementos da Unidade Especial de Polícia (UEP) a segurança no Algarve, sobretudo nas zonas de bares de Faro, Olhão e Portimão, devido à concentração de motociclistas, que hoje começa.

Sem especificar se há um reforço da segurança devido aos receios de confrontos de grupos motards, que levaram à detenção de 59 elementos do grupo motociclista Hells Angels, a Polícia de Segurança Pública adianta que, “à semelhança de anos anteriores”, está presente na concentração motard de Faro.

Para este reforço foram mobilizados os elementos da Unidade Especial de Polícia (UEP), em especial do Corpo de Intervenção e Equipas Cinotécnicas, que vão fazer o policiamento nas zonas de diversão noturna das cidades de Faro, Olhão e Portimão, zonas que são habitualmente frequentadas pelos motociclistas que participam na concentração, sublinha a PSP, em comunicado.

A polícia vai também realizar operações de fiscalização de trânsito, nomeadamente nas cidades de Faro e de Olhão, durante os períodos diurno e noturno, privilegiando a fiscalização de motociclos com recurso a meios das esquadras de trânsito, de investigação criminal e da UEP.

O comissário João Moura, da direção nacional da PSP, afirmou à agência Lusa que, desde quarta-feira, está no Algarve uma equipa de polícias espanhóis para dar apoio aos motociclistas de Espanha.

Além da UEP, a PSP mobilizou também Equipas de Prevenção e Reação Imediata (EPRI) que de moto vão patrulhar a cidade de Faro e os acessos ao recinto onde decorrerá a concentração motard.

A PSP vai também reforçar a presença no aeroporto de Faro com o objetivo de “garantir a segurança, o bem-estar e tranquilidade pública dos transeuntes e participantes no evento”, sendo dada “especial atenção ao desimpedimento de corredores de circulação para emergências médicas”.

A polícia vai empenhar ainda todas as valências do comando distrital de Faro durante o desfile de motociclistas que se realiza no domingo.

Enquanto a PSP reforça a segurança dentro das cidades de Faro, Olhão e Portimão, a GNR é responsável pelo policiamento junto ao local onde se realiza a concentração e nas vias que dão acesso ao recinto (A2, A22, EN125 e EN2).

A GNR realiza “uma operação de segurança de grande visibilidade” e este ano o efetivo da corporação é superior ao dos anos anteriores, existindo um reforço da Unidade de Intervenção, sobretudo dos elementos da ordem pública.

Segundo a Guarda Nacional Republicana, a segurança dentro do recinto está a cargo de uma empresa de segurança privada, como acontece nos anos anteriores.

No entanto, os militares da GNR vão estar nas imediações do recinto e “se houver necessidade será feita uma intervenção”, afirmou Carvalho Afonso, do comando territorial da GNR de Faro, dando conta que a valência da investigação criminal vai estar a monitorizar e a recolher informações durante todo o evento.

Este ano existirá, na concentração de Faro, “uma força mais musculada” e “um reforço da troca de informações” com outras polícias, nomeadamente de outros países europeus, devido aos receios de confrontos de grupos motards, disse fonte da corporação à Lusa.

O presidente do Motoclube de Faro, organizador da concentração de motos algarvia, disse na quarta-feira à Lusa que a segurança dentro do recinto vai “ser precisamente igual ao do ano passado”.

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou na quarta-feira a prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos detidos em Portugal e apresentações periódicas às autoridades para os restantes, que estão proibidos de participar na concentração de Faro.

 

Por: Lusa