A Associação Cultural Amendoeiras em Flor realiza este sábado, dia 28 de julho, em Altura, o 5º Encontro Etnográfico Amendoeiras em Flor «Tributo ao Povo», no centro da «Avenida 24 de Julho» - zona central de Altura.

Esta é uma mostra cultural de hábitos e costumes musicais e etnográficos de diferentes zonas do país e acontece pelas 21h00, com entrada gratuita.

Este ano, o encontro etnográfico conta com a participação dos seguintes grupos:

Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor - Altura - Castro Marim

Rancho Folclórico de Belas - Sintra, Estremadura Centro

Rancho Folclórico do Centro Social Desportivo e Cultural de Outeiro - Viana do Castelo, Alto Minho.

Nesta, que é a 5ª edição do evento, vão ser destacadas as “Candongueiras”, expressão usada para designar as pessoas que se dedicavam ao contrabando. Este tema foi escolhido para relembrar o seu papel social na época em que Portugal vivia na ditadura salazarista e os nossos antepassados contrabandeavam, pelo Rio Guadiana, café, amêndoa, farinha, ovos, grão, feijão, açúcar, entre outros bens de subsistência.

A Associação Cultural Amendoeiras em Flor é uma associação sem fins lucrativos, que surgiu no seio de um grupo de amigos, com objetivos comuns ao desenvolvimento de atividades e promoções da cultura presentes neste município, e nesta região.

Esta iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal de Castro Marim, com o apoio da junta de Freguesia de Altura, Federação do Folclore Português, Direção Regional de Cultura do Algarve, Fundação Inatel, bem como o apoio de muitos comerciantes locais.

 

Por: CM Castro Marim