Como manda a tradição, Portimão vai viver dois fins-de-semana de festa repletos de muita fé e devoção integrados nos festejos de Santo André na Igreja da Penina (4, 5, 11 e 12 de agosto) que vão animar o concelho e marcar estas celebrações com a participação da comunidade.

O Centro Apostólico de Santo André situado na Igreja da Penina em Alvor vai realizar  nestes dias as tradicionais festas em honra do padroeiro da Igreja da Penina e nas quais as atividades recreativas e a animação musical têm papel de relevo, reunindo centenas de residentes e turistas em convívio e confraternização.

Destaca-se do programa litúrgico as eucaristias marcadas para os dias 5 e 12 de agosto, e em ambos os casos às 12h15, enquanto em todos os dias das Festas de Stº André os arraiais começam a partir das 20h00 no Largo da Igreja da Penina, com a atuação dos seguintes artistas às 21h00: Fernando Pereira (4 de agosto), Humberto Silva (5 de agosto), Irmãos Cabanas (11 de agosto) e João Paulo Cavaco (12 de agosto).

Para além da componente religiosa, fazem parte do programa os comes e bebes e música popular para dançar, num evento em que os fundos recolhidos revertem a favor daquela igreja. A Festa de Santo André tem muita história e por lá já passaram grandes artistas. Os comes e bebes, as famosas e deliciosas "Filhós de Santo André" e as quermesses fazem com que a Festa em honra deste padroeiro proporcione a todos grandes momentos de diversão, não faltando o pezinho de dança.

De referir que as Festas em honra de Santo André tiveram início no verão de 1992 e este ano celebram 26 anos. Tudo começou com um grupo de jovens que pretendia arranjar fundos para uma Peregrinação a Roma - Itália, para assistirem à Beatificação de 51 Mártires Clareteanos que acontecia a 25 de outubro de 1992, uma vez que pertenciam à congregação dos Padres da Paróquia de Alvor.

Esta tradicional festividade, que se realiza sempre nos dois primeiros fins-de-semana de agosto, tem entrada gratuita, é organizado pelo Centro Apostólico St. André e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Alvor e da Câmara Municipal de Portimão.

 

Por: CM Portimão