Foi apresentada ao público, no Arquivo Municipal de Loulé, na passada quinta-feira, a Revista Al-úlyá Nº 19.

Com este número, a Autarquia de Loulé coloca à disposição dos investigadores e do público em geral mais um relevante estudo da história económica e social portuguesa que irá despertar o interesse de todos aqueles que se interessam pelo estudo e conhecimento histórico.

Contextualizando à época, D. Catarina reúne as Cortes em 1562 para renunciar ao trono a favor do Cardeal D. Henrique. Nessa reunião, outro dos assuntos urgentes e merecedor de análise foi a situação catastrófica das finanças do reino. Os cofres encontravam-se, mais uma vez, vazios. Era preciso chamar o povo a contribuir com donativos extraordinários para fazer face à situação financeira débil no momento. Em resultado desta análise é feita uma deliberação que, podemos assim dizer, originou este extenso e raro documento, existente no Arquivo Municipal de Loulé e que a Al-úlyá dá estampa - Avaliações das Fazendas de 1564 – através de um estudo de J. Romero Magalhães e de uma magnífica transcrição de João Saboia e Laurinda Paz, que nos oferecem com grande minucia a composição social e económica e espacial do Concelho de Loulé, assim como aqueles que contribuíram, e os que não contribuíram pela sua condição privilegiada, para acudir às necessidades prementes do País, no início da segunda metade do séc. XVI.

Refira-se que a Revista Al-úlyá é uma publicação de investigação científica interdisciplinar de divulgação cultural da propriedade da Câmara Municipal de Loulé, produzida e editada pelo então Arquivo Histórico Municipal, em 1992. Concebida para um segmento de público especializado, tem a particularidade de atrair também leitores com o interesse comum pelo estudo e conhecimento das Ciências Sociais, das Humanidades e do Património Histórico-Cultural.

Nas últimas duas décadas, a Al-úlyá permitiu o registo e a difusão sistemática e rigorosa das pesquisas no âmbito da arqueologia, da história local, do património arquitetónico, etnográfico e cultural, alterando positivamente e por completo a forma de encarar as questões do património histórico-cultural que, por mérito próprio, passaram a ocupar um lugar estratégico no desenvolvimento do Município.

Recentemente a revista foi disponibilizada na Web como resposta adequada às exigências dos investigadores e do público em geral, mas também, por forma a ampliar a afirmação dos valores da identidade louletana. Neste momento é também possível aceder aos artigos das edições da Revista que se encontram esgotadas, disponibilizadas aos interessados mediante o preenchimento online de um formulário.

 

Por: CML/GAP /RP