A Polícia Judiciária (PJ) libertou no domingo um cidadão francês de 28 anos vítima de sequestro e coação dentro do seu próprio veleiro, estando o sequestrador, também de nacionalidade francesa, em prisão preventiva.

Em conferência de imprensa hoje realizada na sede da PJ, a coordenadora da Unidade Nacional Contra-Terrorismo (UNCT), Patrícia Silveira, adiantou que, após um pedido de ajuda das autoridades francesas emitido na quinta-feira a alertar para o possível sequestro a bordo de uma embarcação ao largo da costa portuguesa, o veleiro e a vítima foram localizados no dia seguinte, já em águas internacionais.

"Uma corveta da Marinha abordou o veleiro pelas 16:00 de sábado e a PJ libertou a vítima", relatou Patrícia Silveira, revelando que o barco tinha partido do porto de Leixões na manhã de 26 de julho.

O veleiro, onde foram encontradas várias centenas de milhares de euros, atracou domingo em Portimão, suspeitando a PJ que o sequestrador pretendia que a vítima realizasse o transporte de droga.

A coordenadora da UNCT disse que o detido, de 42 anos, tem antecedentes por crimes de natureza violenta, continuando a investigação em curso.

Antes, em comunicado, a PJ tinha anunciado a libertação da vítima de sequestro num caso com contornos de criminalidade altamente violenta, organizada e transnacional.

Para o resgate da vítima, a Unidade Nacional Contra Terrorismo contou com a colaboração da Marinha e da Força Aérea Portuguesas, bem como da Polícia Marítima na localização do veleiro.

 

Por:Lusa