Inspirado no cortejo de Carnaval, um dos mais celebrados na região algarvia, Altura promoveu, pela primeira vez, um desfile de verão, no passado sábado, dia 4 de agosto. À luz do tema «O Mar que Respiramos», a iniciativa envolveu mais de 200 participantes e atraiu milhares de visitantes à Zona de Lazer de Altura.

O sucesso desta edição ditou o futuro de novas edições deste “Carnaval de Verão”, revelou a presidente da junta de freguesia de Altura, Nélia Mateus. O carnaval de Verão em Altura passa assim a ser mais um cartaz turístico do concelho castromarinense, juntando-se a outras iniciativas culturais de sucesso, como o Festival de Lucía ou os Dias Medievais, e à excelência das características naturais deste território. “Esta é uma excelente oportunidade para mostrar um pouco daquilo que é o Carnaval de Altura, que tem conquistado o seu lugar nos cortejos algarvios e hoje já é um dos mais conhecidos, realizado com o empenho, a dedicação e o voluntarismo da comunidade local”, continuou a autarca.

Aliada à vontade de promover o Carnaval de Altura, numa época em que a região é tão procurada para o recreio e turismo juntou-se o objetivo ambiental, de divulgar e sensibilizar para a necessidade de proteger o património natural que o nosso mar e o nosso ambiente costeiro encerram. Integrado no programa de atividades da Bandeira Azul 2018, “O Mar que Respiramos” é o tema anual da bandeira azul, símbolo de qualidade das nossas praias e que é de todos e a todos cumpre preservar, para que as gerações futuras possam usufruir dele nas mesmas condições que o temos hoje.

O desfile “O Mar que Respiramos” foi uma iniciativa da Junta de Freguesia de Altura e da Câmara Municipal de Castro Marim.

 

Por: CM Castro Marim