O Portimonense vai cumprir esta temporada o segundo ano consecutivo na I Liga, tendo como objetivo estabilizar no escalão máximo do futebol português.

Depois de há duas temporadas ter assegurado o regresso à I Liga, seis anos depois da última participação, o Portimonense manteve ao leme o português Vítor Oliveira, treinador recordista de subidas à I Liga, com um total de 10, que conseguiu manter os algarvios na divisão maior do futebol Nacional.

Sob o comando de Vítor Oliveira, que raramente se mantém no comando da equipa que fez subir, o Portimonense fez um campeonato relativamente tranquilo, assegurando muito cedo a manutenção no escalão maior.

Para esta época, a direção do clube algarvio decidiu apostar na contratação de António Folha, que orientou nos dois últimos anos o FC Porto B, decisão tomada depois de Vítor Oliveira ter decidido que não renovava.

O presidente da SAD do Portimonense, Rodiney Sampaio, sublinhou, durante a apresentação do técnico, que este apostou no clube algarvio devido ao projeto apresentado.

“É um grande desafio, mas foi um projeto que me aliciou quando me foi apresentado, sabendo que o desafio é grande, porque a equipa fez dois anos de grande qualidade sob o comando do Vítor Oliveira”, disse aos jornalistas António Folha, durante a apresentação.

Com 47 anos, Folha assinou um contrato por duas temporadas com o emblema algarvio, estreando-se como treinador principal numa equipa do escalão principal do futebol e, "apesar dos vários clubes interessados, a sua escolha recaiu no Portimonense devido ao projeto solidificado para fazer crescer jogadores e potenciar a equipa”.

Em relação à temporada passada a equipa algarvia não mexeu muito, sendo de destacar o empréstimo do médio brasileiro Ewerton por parte do FC Porto, jogador que foi comprado precisamente pelos 'dragões' aos algarvios.

Embora o 'mercado' apenas feche no final do mês de agosto, o Portimonense tem conseguido manter nas suas fileiras o cobiçado avançado japonês Shoya Nakajima, uma das revelações da temporada passada.

Nos jogos de pré-época, o conjunto de António Folha esteve em bom plano, tendo sofrido a primeira derrota apenas ao quarto jogo, quando perdeu diante dos franceses do Lille or 2-0, em Portimão.

Antes, a equipa algarvia tinha deixado boa imagem, principalmente quando derrotou o FC Porto, campeão nacional, por 2-1, tendo ainda registado um triunfo (4-0) sobre os escoceses do Dundee FC e um empate 1-1 com os 'bês' do FC Porto.

A estreia da equipa de Portimão está agendado para a próxima segunda-feira, com a receção ao Boavista.

 

Por: Lusa