GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Atlântida é referenciada pela primeira vez em “Timeus” e “Critias”, obras do filósofo Platão escritas por volta de 360 a.C.

Segundo “Critias” os Atlantes haviam conquistado, para leste dos Pilares de Hércules, partes da Líbia e da Europa, desde o Egipto até ao Tirreno, reduzindo os povos á escravidão. Após uma tentativa fracassada de invadir Atenas, os territórios foram libertados pelos Atenienses e a Atlântida “afundou-se num único dia e noite de infortúnio”.

Ao longo dos tempos muitas foram as teorias sobre a localização da Atlântida. O jornalista Sergio Frau (2017), quando observava dois mapas do século IV a.C., reparou que a geografia do Mediterrâneo era diferente da actual devido ao mais baixo nível do mar. Pôde também comprovar que os Pilares de Hércules, símbolo do limite ocidental do mundo Grego, eram no tempo de Platão o canal entre a Sicília e a Líbia, então mais estreito. Só 200 anos mais tarde a designação passaria para Gibraltar – Monte Tarik, em Árabe.

Sergio deduziu então que a localização da Atlântida era a Sardenha. Talvez a mítica ilha incluísse também a Córsega, o que explicaria a designação de Hyknusa, dada pelos antigos Gregos e que significa “pegada”.

Os primeiros habitantes foram caçadores recolectores chegados após o pico mais frio da última glaciação (14 500 anos). O longo período de isolamento terá provocado “efeito de ilha” que consiste no ananismo de parte da população.

O povoamento Neolítico, no VI milénio, veio provavelmente da Etrúria que então se encontrava muito próxima. Semelhança genética com os Toscanos sustenta esta hipótese.

Identificar-se-ia a Atlântida com a cultura Nurágica surgida na Córsega e Sardenha durante a era do bronze por volta do 3500 e que prosperou por mais 500 anos? O nome provém das torres-fortalezas chamadas nuragues, das quais persistem mais de mil. Torres, estatuetas de bronze, necrópoles e estátuas de “gigantes” em pedra (fig.) caracterizam esta civilização que precedeu a chegada dos Fenícios introdutores do ferro e da escrita...