A convite da Câmara Municipal de Lagoa, e segundo fonte oficial autárquica, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, preside hoje pelas 19 horas à inauguração da Fatacil, em Lagoa.

Cerca de 180 mil pessoas são esperadas na 39.ª edição da Fatacil, a maior feira a sul do Tejo de artesanato, turismo, agricultura, comércio e indústria, que arranca hoje em Lagoa (Algarve), com um concerto de Gabriel, O Pensador.

A edição deste ano, que decorre até ao dia 26, conta com a presença de 700 expositores que se estendem por uma área de 50 mil metros quadrados, no Parque de Feiras e Exposições da cidade algarvia (distrito de Faro).

A inauguração da feira, hoje às 19:00, terá como convidado o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse à agência Lusa fonte da Câmara de Lagoa.

Com um orçamento de 900 mil euros, o evento espera a visita de 180 mil pessoas, mais dez mil do que em 2017, durante os dez dias, disse à agência Lusa fonte do município, entidade organizadora do certame.

Entre os expositores de diversos setores de atividade, estão 180 artesãos, empresas comerciais e industriais (265), empresas do setor agropecuário, agroalimentares e máquinas agrícolas (150), gastronomia (50) e 55 entidades diversas, como autarquias, escolas, instituições de solidariedade social e outras.

Para suportar o crescimento do certame, este ano verificam-se algumas melhorias, como o aumento do número de bilheteiras e de parques de estacionamento, tendo os 10 recintos capacidade para acolher 6.500 viaturas.

Também as áreas de exposição passam a ser mais amplas para uma melhor circulação, sendo disponibilizada uma aplicação informática para dispositivos móveis (telemóveis e tablet) que possibilita aceder a todas as informações sobre o certame.

O setor equestre continua a manter um grande peso na feira: estão agendados vários espetáculos de exibição de cavalos e cavaleiros, com destaque para Gonzalez Horse Show, com estreia absoluta em Portugal.

A gastronomia típica regional é outra das grandes atrações do certame, que dispõe de uma zona de tasquinhas onde se poderá apreciar, entre outros produtos, a doçaria algarvia, mel, alfarroba, medronho e queijo de cabra.

A música é igualmente uma das apostas fortes. A Gabriel, O Pensador seguem-se Mariza (dia 18), Virgul (19), HMB (20), José Cid (21), Quim Barreiros (22), Amor Electro (23), Carolina Deslandes (24), Richie Campbell (25) e C4 Pedro (26).

A Fatacil funciona diariamente entre as 18:00 e a 01:00, com as entradas a custarem três euros, sendo grátis para menores de 12 anos.

 

Por: Lusa