O Reitor da Universidade do Algarve, Professor Doutor Paulo Águas, vem, em nome de toda a comunidade académica, manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do Professor Vítor Reia Baptista e endereçar à família e aos amigos as mais sinceras e sentidas condolências.

A Instituição solidariza-se com este momento de tristeza, decretando três dias de luto académico.

Vítor Reia Baptista foi o responsável pela criação do curso de Ciências da Comunicação na Universidade do Algarve. Durante vários anos foi diretor do mesmo, contribuindo, assim, para a formação de muitos profissionais da área da comunicação.

Era doutorado pela Universidade do Algarve em Comunicação em Educação, com especialidade em Pedagogia dos Media e Linguagens Fílmicas. Mestre em Comunicação Cultural pela Universidade de Lund na Suécia, com equivalência a mestre em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e licenciado em Literatura Comparada, Drama-Teatro-Cinema, pela Universidade de Lund com reconhecimento do grau pela Universidade Nova de Lisboa.

Dedicou a sua investigação científica à Literacia Fílmica, à Literacia dos Media e em Contextualizações Culturais do Cinema. Além disso era também membro do Grupo de Peritos da Comissão Europeia em Literacia dos Media, consultor do British Film Institute para o projeto European Film Literacy, coordenador do Laboratório de Estudos Fílmicos do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, tendo participado em vários projetos da Comissão Europeia.

Vítor Reia Baptista nasceu a 18 de janeiro de 1954. Faleceu no dia 16 de agosto, com 64 anos, vítima de doença prolongada, no Hospital Universitário do Algarve, em Faro. 

As cerimónias fúnebres decorreram no dia 17 de agosto, na igreja da Fuzeta.

Por: Ualg