Protesto Artístico contra o Furo de Aljezur

Este ano o tradicional Banho de dia 29 de Agosto em Lagos acolhe uma Acção Cívica de protesto produzida pela Associação AORCA ONG

Inicia às 18h no Viv´O Mercado, ao lado da estação de autocarros, com uma oficina artística e terminará com um flash mob e mais surpresas após a banda Anjos tocar e ao decorrer do Tradicional Mergulho de Purificação da Meia-Noite na Praia da Batata.

Esta tradição ancestral transformou-se numa Festa na Cidade que todos os anos atraí milhares de pessoas, mas está agora sob uma ameaça real com o eventual furo de Aljezur.

"No Banho 29 as gentes da Serra desciam a cavalo das bestas para se encontrarem com as gentes da Costa e depois de se fazerem as trocas das coisas que se fazia em casa: loiça, sapatos, roupa, sei lá o que se usava naquela altura - pois porque não se comprava assim como se faz agora.  A gente fazia as coisas depois da lavoura, se havesse frio dormiames má cede senão ao serão ficavamos na entretenha com... olha eu fazia caderas e a Ti Teresa entretia-se com os trapos! Prontes, mas o Banho, ah o Banho esse era à Meia-Noite e era para purificar. Entrava gente, entrava bestas entrava tudo que era uma alegria! E todos os anos que me lembro era assim, sempre com o nosso foguinho lá e o nosso medronhinho e depois um puchava uma cantiga e outro puchava outra e prontes depois era festa até ao outro dia. " Ti Jaquim da Charneca.

Acreditamos no poder da ARTE como um caminho para despertar a atenção e sensibilizar para a possibilidade de regeneração e sustentabilidade entre ´o Homem e a Natureza´.

Duma forma original e artística vamos dizer bem alto NÃO ao furo, SIM à VIDA!

Para mais info sobre a Acção de Artivismo no Banho 29 por favor contacte  Patrícia Lesage  915 545 922