Vila Real de Santo António celebra, nos dias 1 e 2 de setembro, as festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação, padroeira da cidade.

Além da tradicional procissão e dos jogos populares, o cartaz contempla um concerto com a formação musical «Sangre Ibérico», provas desportivas e fogo de artifício.

As festividades começam no dia 1 de setembro, sábado, com jogos tradicionais organizados pela Associação de Pescadores Santo António de Arenilha, às 16h00. Ao serão, na Praça Marquês de Pombal, realiza-se mais uma grande noite do fado com Renato Nené, Elsa Jerónimo e Nádia Catarro.

O ponto alto da romaria acontece no domingo, dia 2 de setembro. Depois dos jogos populares e das corridas de barco a remo, que terão lugar a partir das 10h00, na sede da Associação de Pescadores de VRSA, às 18h00 celebra-se a tradicional procissão e homenagem dos pescadores em honra de Nossa Senhora da Encarnação, cujo cortejo percorrerá as principais artérias de Vila Real de Santo António.

No domingo à noite, pelas 22h00, na Praça Marquês de Pombal, as atenções estão centradas no concerto do grupo «Sangre Ibérico», um dos melhores projetos musicais surgido em Portugal nos últimos tempos.

Os «Sangre Ibérico» formaram-se em 2014, mas carimbaram o caminho do sucesso aquando da sua participação no programa «Got Talent Portugal». Fortemente influenciados pelo flamenco e pelo fado, unem os dois países na transformação de fados e de música tradicional portuguesa em rumbas flamencas, além de escolherem e arranjarem temas originais.

O cartaz encerra com um espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, na Avenida da República, junto ao Rio Guadiana.

As festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação são organizadas pela paróquia local, pela Câmara Municipal de VRSA, pela VRSA SGU, pela Junta de Freguesia de VRSA e pela Associação de Pescadores Santo António de Arenilha.