O programa de atividades regulares do Centro de Educação e Interpretação e Educação Ambiental do Município de São Brás de Alportel «Quinta do Peral», de portas abertas desde 2008, numa antiga escola primária reabilitada, no barrocal algarvio,...

... passou a integrar o projeto nacional “Estrelas e Ouriços” que aglomera um largo conjunto de iniciativas dirigidas às famílias.

O projeto “Estrelas e Ouriços” nasceu em 2007 por iniciativa de duas mães que sentiram a necessidade de uma plataforma que aglomerasse diferentes propostas lúdico-didáticas para crianças e famílias, para constituir uma ajuda na programação de fins de semana e férias de uma forma mais prática. Atualmente, o projeto conta com um site com mais de dois mil conteúdos, um roteiro que já chegou à sua 100.ª edição, uma página de Facebook, presença no instagram, uma App, Newsletters Famílias e Newsletter Escolas e já foi distinguido com o prémio “Serviço Cinco Estrelas 2017”, na categoria “Roteiro de atividades em Família”, tendo vindo a envolver-se em projetos específicos de ajuda a famílias e crianças, que pelos mais variados motivos, em situação fragilizada.

Para o município de São Brás de Alportel, que investe muito na Educação Ambiental, como uma via principal na educação para a cidadania e na construção de um futuro mais sustentável, esta integração constitui um motivo de orgulho, enquanto reconhecimento do trabalho de mérito que tem vindo a ser realizado ao longo de uma década. A Quinta do Peral é o centro dinamizador de toda a estra estratégia que não se esgota no centro e procura envolver as escolas e a comunidade em diversos projetos e iniciativas ao longo de todo o ano.

“Esta é uma parceria muito interessante que permite a promoção da Quinta do Peral e também do concelho de São Brás de Alportel enquanto espaços de eleição para momentos em família.”

Durante o mês de maio, a Quinta do Peral já promoveu uma oficina de empreita de palma, um workshop de yoga entre histórias e tem previsto um passeio pedestre comemorativo do Dia Internacional da Conservação da Biodiversidade, para o dia 22, bem como uma oficina de pintura em Pedras e a confeção de bolo solar, a 26 de maio.

Proporcionar propostas para atividades em família é uma missão assumida com muito empenho pelo Município de São Brás de Alportel que mensalmente apresenta um programa de propostas com atividades que decorrem em diversos espaços “Era uma Vez Atividades para Toda a Família”.

 

Por: CM de São Brás de Alportel