Lagoa vai disputar a final do concurso 7 Maravilhas à Mesa no próximo dia 16, lado a lado com 13 mesas de todo o país.

O concelho conseguiu este lugar na última das 7 galas pré-finalistas, na qual foi anfitrião, no domingo passado, dia 2, e estará agora presente na Grande Final, a ter lugar na Praça da Praia dos Pescadores, em Albufeira, no próximo dia 16 deste mês.

O evento, transmitido em direto pela RTP 1 a partir do largo do Auditório Carlos do Carmo, completamente cheio, apresentou as deliciosas propostas da Mesa de Lagoa: Sardinhas da “boa morte” “escondidas na gaveta”, papas de milho com amêijoas, lulas cheias, feijão com couve e carnes da salgadeira. Pratos que refletem a tradição de um povo, que são sabiamente mantidos pela cozinha do Restaurante O Charneco, e acompanhados por duas propostas vínicas da Quinta Marquês dos Vales (Marquês dos Vales Branco 2016 e Marquês dos Vales Tinto Grande Escolha 2014).

A transmissão, também para a RTP Internacional, transformou-se num espetáculo único, com a presença da cultura popular em todo o seu esplendor e a euforia das várias claques, nomeadamente da claque do concelho anfitrião da gala.

O anúncio dos resultados com a garantia da presença na Grande Final premiou, não só a qualidade da gastronomia do concelho, como reconheceu o enorme trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Lagoa e profissionais envolvidos na divulgação dos aspetos culturais e gastronómicos que o valorizam.

Manifestando a sua alegria com a chegada à final do concurso, o presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, realçou na altura a importância da cultura gastronómica enquanto momento de convívio e comemoração. Agradeceu a todos os algarvios que contribuíram com o seu voto para esta vitória de todos e recordou que, numa Lagoa-Cidade Educadora, “a transmissão que fazemos dos nossos costumes, da nossa identidade, do nosso património, isso é educação”.

 

Por: CM Lagoa