No início deste novo ano letivo 2018/2019 que se aproxima, a Câmara Municipal de Aljustrel estar a tomar medidas para prestar melhores serviços aos alunos do concelho.

A primeira medida prende-se com a aquisição de uma nova carrinha, de nove lugares, destinada ao transporte ligeiro de passageiros, principalmente escolar, com especial incidência para os alunos de todos os níveis de ensino a viverem fora da sede de concelho, nos montes e em diversas localidades das freguesias.

Esta carrinha vem substituir a anterior que já não se encontrava em condições de prestar este serviço à comunidade escolar.

A carrinha destina-se igualmente a satisfazer os pedidos de transporte do movimento associativo, cujos elementos vão participar, especialmente aos fins-de-semana, em provas, campeonatos desportivos ou atuações culturais.

A segunda medida tem a ver com as obras que a câmara tem vindo a realizar na escola do 1.º ciclo da freguesia de Ervidel, nomeadamente obras de melhoria do refeitório. Neste momento, estão a ser intervencionadas as duas chaminés. Também foram reparadas as goteiras da cobertura do próprio edifício e do teto de uma sala. As janelas e as portas foram arranjadas e todo o edifício foi rebocado e ficará pronto a funcionar em melhores condições.

Finalmente, e à semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal vai atribuir auxílios económicos a 100 alunos, oriundos de famílias mais necessitadas, que irão frequentar o 1.º ciclo do Ensino Básico.

Conforme deliberado em reunião de câmara, esta medida vai abranger 58 alunos do escalão A que irão beneficiar de um apoio em livros e material escolar, e 42 alunos do escalão B irão receber apoio para aquisição de livros escolares.

Considerando a importância do desenvolvimento de serviços de apoio às famílias durante o período letivo e nas suas interrupções, a Câmara Municipal de Aljustrel, vai continuar a desenvolver atividades de animação e de apoio à família para o pré-escolar e a componente de apoio à família destinada aos alunos do 1º ciclo do concelho.

Estas atividades visam assegurar as refeições, bem como o acompanhamento e acolhimento destas crianças antes e ou depois do período diário das atividades educativas e ainda durante o período de interrupção letiva, sempre que a organização da vida das famílias ou dos agregados familiares o justifique, nomeadamente devido à dificuldade de conciliação entre horários de trabalho dos pais e encarregados de educação e os horários de funcionamento dos respetivos estabelecimentos de ensino.

 

Por: CM Aljustrel