GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O apelido Horta ou Orta (fig. Brasão) pode ter outras origens mas no Algarve deriva do topónimo Huerta del Vero, em Huesca, Aragão.

Sancho de Huerta é o mais antigo que se conhece. Foi Mordomo-mor de D. João II de Aragão (1458-79).

Pedro de Huerta, provável filho de Sancho, veio de Aragão para o Algarve onde casou com Constança Lourenço e serviu D. Afonso V (1438-81).

Beatriz d'Orta, nascido por volta de 1420, filha de Pedro, foi casada com Rui Gonçalves da Costa, cavaleiro de Tavira, filho de Gonçalo da Costa, juiz e sesmeiro (atribuía terras incultas) de Loulé. Em 1472 D. Afonso V, na sequência do perdão geral outorgado aos que foram na conquista da vila de Arzila e da cidade de Tânger (1471), perdoa a justiça régia a um Luiz de Orta, escudeiro da sua Casa, acusado por Beatriz d'Orta e por seu marido de ter corrompido a virgindade e agredido Catarina, sua escrava e criada. O tombo da comenda de Castro Marim (1509) diz que Rui Gonçalves da Costa tinha tido o prazo de dois engenhos de moer, dois feridos, uma casa e terras <http://www.soveral.info/mas/Costa.htm>…

Nas Actas de Vereação de Loulé, André Dias d'Orta era (1494) “codrilheiro dos Inocentes” em Loulé e Joham Orta representou Alcoutim (1496) na reunião dos Concelhos do “Regno do Algarve” quanto ao “tiramento das sisas“.

Vicente Martins d'Orta de Moncarapacho casou com Inês Lourenço em cerca de 1520, sendo ela viúva em 1544…

João d'Orta (filho de Afonso Dias e de Maria Luís) nasceu em Moncarapacho em 1615, casou em 1640 com Maria Gonçalves, viúva de Afonso Marques e filha de Manuel Lourenço e de Leonor Marques. João voltou a casar em 1648 com Francisca da Costa (filha de Francisco Nobre da Costa e de Maria Pacheca)…

Luzia d'Horta nasceu em Santa Cruz, Almodôvar, filha de Gregório Fernandes e de Maria Lourenço e foi casada com João Vaz, do Ameixial. João era viúvo de Maria Neta e filho de Lourenço Afonso e de Beatriz Adães. O casamento celebrou-se em 1654 em Azinhal de Mouros, no Ameixial e eram falecidos antes de 1695…