Tavira associa-se, nos dias 27 e 29 de setembro, às Jornadas Europeias do Património com a realização de duas iniciativas: Oficina de construção de marionetas e visita guiada à exposição «Mulheres Modernas na obra de José de Almada Negreiros».

A oficina de construção de marionetas (Teatro D. Roberto) decorre, no dia 27, entre as 19h00 e as 23h00, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria.

Esta iniciativa integra o FOME – Festival de Objetos e Marionetas e visa sensibilizar os formandos para o universo do teatro de marionetas, através da construção de uma marioneta de luva. Uma técnica que vai ao encontro da tradição portuguesa do teatro de marionetas - o Teatro D. Roberto, no âmbito da sua história e contexto artístico.

A atividade, orientada pelo ator e artista plástico João Costa, tem como objetivos fomentar a criação de personagens do Teatro D. Roberto, abordar as diferentes técnicas de manipulação e a realização de um pequeno ensaio através da manipulação das marionetas em grupo.

A ação, de inscrição obrigatória, destina-se ao público em geral e é limitada a um número máximo de 20 participantes.

No dia 29, pelas 15h00, tem lugar, também no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, uma visita guiada à exposição “Mulheres Modernas na obra de José de Almada Negreiros” pela curadora Mariana Pinto dos Santos

A exposição, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com o Município de Tavira, reúne 55 desenhos e pinturas – a maioria pertencente ao acervo da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian –, assim como excertos da obra literária do artista e textos publicados nos jornais e revistas da época.

A mulher moderna emancipada está presente na produção artística de Almada: na moda dos anos vinte ou através da representação de mulheres fumadoras, sedutoras, rebeldes, artistas, cantoras, bailarinas, atrizes, desportistas ou acrobatas. No entanto, ainda subsiste o olhar masculino e voyeur que dominou a história da arte, tornou o corpo feminino em objeto e fez dele parte substancial da sua tradição.

A figuração feminina enquanto força de trabalho também é evocada através da representação de mulheres do mar, cuja expressão endurecida e sofrida anuncia preocupações realistas, presentes na obra plástica de Almada dos anos trinta.

A visita é de inscrição obrigatória, destina-se ao público em geral e está limitada a um máximo de 30 participantes.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância do conhecimento, proteção e valorização do Património. A nível nacional o evento é coordenado pela Direção Geral do Património Cultural.

Este ano, sob o tema “Partilhar Memórias”, pretende-se chamar a atenção para importância da partilha de memórias para que o passado não seja esquecido, fazendo com que a história se eternize na nossa consciência e se transmita de geração para geração, almejando a construção de um mundo mais esclarecido, mais tolerante e melhor.

 

Por: CM Tavira