A Câmara Municipal de Lagoa já tem preparado que o início do ano letivo de 2018-19. Para tal já estabeleceu protocolos com diversas entidades locais para, numa ação conjunta e concertada, disponibilizar todas as condições para continuar a garantir a qualidade da educação no Concelho de Lagoa.

Assim, concluiu a Carta Educativa do Concelho que já obteve parecer positivo do Conselho Municipal de Educação e que, após aprovação pela Assembleia Municipal, será enviada ao Ministério da Educação para homologação.

De forma a garantir o transporte para todos os estudantes residentes no concelho, a Câmara Municipal elaborou e aprovou o Plano Anual de Transportes Escolares que integra a rede de transportes e a previsão de alunos que necessitarão do mesmo para o próximo ano letivo, num investimento de mais de 150.000 euros por parte da autarquia.

Também foram melhoradas as condições de funcionamento dos estabelecimentos de educação e ensino com diversas intervenções, como a colocação de sistemas de Ar Condicionado, a remodelação do mobiliário escolar nos Jardins de Infância de Lagoa, Estômbar e Parchal, a melhoria de conforto da luminosidade na EB1 e Jardim-de-infância de Porches e Jardins de Infância de Ferragudo e Carvoeiro, manutenção e substituição de pavimentos nalguns parques infantis e em todos os edifícios um pouco por todo o nosso parque escolar e aquisição de material didático de apoio à prática pedagógica. 

Complementar à requalificação dos espaços físicos o ano escolar de 2018/2019 vai avançar com o projeto inovador o “ EPIS” que mediará a atividade escolar dos dois agrupamentos de Escolas do Concelho em parceria com algumas empresas locais apoiantes e financiadoras do projeto que objetiva o educar para o sucesso.

No entanto são mantidos os projetos vindos dos anos anteriores como o “PORTAL B” que contempla ações para uma escola feliz é o que se quer, o “AMAR-TE” e o “BRINCAR COM AS PALAVRAS” cujo raio da ação vai desde as competências de literacia emergente à meditação para crianças, sem prejuízo do acompanhamento de área abrangentes de expressão musical, prática desportiva e educação ambiental nos primeiros anos de escolaridade.

No ano em que o tema definido pela autarquia é o das “CIDADES EDUCADORAS” o Presidente da Câmara Francisco Martins assumiu como compromisso de honra a educação como prioridade no investimento público de forma a garantir para o Concelho de Lagoa a qualidade da educação.

 

Por: CM Lagoa