O mês de setembro dita o início de um novo ano letivo e para o Clube Avô simboliza o reencontro de amigos e o começo de mais um ciclo de atividades, de convívio e de partilha.

Para apresentar o programa para 2018/2019, o Município organizou um almoço no Espaço Multiusos, na passada quinta-feira, que juntou os seniores do concelho numa tarde de sorrisos e de boa disposição.

“Participe, partilhe e divirta-se” é o lema do Clube Avô, um serviço municipal criado em 2004 com a missão de promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da população sénior residente no concelho de Albufeira.

Todos os anos, o Clube Avô promove novas atividades que preenchem os dias dos munícipes com idade igual ou superior a 65 anos. Para assinalar a abertura do ano letivo 2018/2019, a Câmara Municipal realizou um evento no Espaço Multiusos de Albufeira (EMA), no dia 13 de setembro, que contou com a animação do comediante Jorge Serafim.

Os seniores inscritos no Clube Avô participaram num almoço convívio, que permitiu o reencontro e a partilha de histórias e das vivências de cada um. “Nestas idades é fundamental exercitar o corpo para manter a boa forma física, mas também é muito importante o convívio para evitar o isolamento e a depressão”, destacou o presidente da Câmara Municipal. José Carlos Rolo realçou ainda que “o Clube Avô desempenha um importante papel na vida dos idosos do concelho, com uma equipa de técnicos municipais sempre atentos, que acompanham de perto e apoiam esta faixa etária”.

Na área lúdico-pedagógica, a Autarquia tem vindo a desenvolver um programa específico com o objetivo de conservar a integridade psicológica, prevenir a desinserção e o isolamento social dos seniores, através da organização de workshops, aulas de informática e de línguas, passeios e festas. No âmbito da saúde, os técnicos têm procurado fomentar hábitos de lazer e de educação para a saúde, incentivando a prática de atividades desportivas como a dança, aulas de yoga, de motricidade, caminhadas, bem como sessões de nutrição e bem-estar.

 

Por: CM Albufeira