No âmbito da estratégia municipal de promoção da saúde, e dando continuidade às parcerias desenvolvidas com a Administração Regional da Saúde (ARS Algarve), com o objetivo de promover a qualidade de vida da comunidade, nomeadamente melhorar o acesso aos cuidados de saúde, ...

a Câmara Municipal de São Brás de Alportel firmou com a ARS Algarve um protocolo de cooperação, tendo em vista disponibilizar consultas de saúde oral no Centro de Saúde no início de 2019.

O Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, esteve presente, hoje, 18 de setembro, numa cerimónia que teve lugar no Centro cultural de Belém em Lisboa para implementação da estratégia “Saúde Oral para Todos”, na presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos, na qual foram assinados protocolos com 65 câmaras do país.

A ação está integrada na fase de alargamento do projeto-piloto lançado pelo Governo em 2016 para a implementação de consultas de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde. O Município de São Brás de Alportel assume-se assim como parceiro desta iniciativa através do seu trabalho contínuo em prol do bem-estar da população em várias áreas de ação, como sejam as políticas sociais e de promoção da saúde.

“A autarquia e a ARS Algarve vão disponibilizar a toda a população do concelho o acesso aos cuidados de saúde oral. Trata-se de um protocolo da máxima importância para a saúde e bem-estar da população, áreas prioritárias para o município”, afirmou o autarca.

Vitor Guerreiro sublinhou ainda que esta é uma medida em prol da prevenção de vários problemas de saúde ao permitir o acesso aos cuidados de saúde oral a muitos são-brasenses que não têm possibilidade de aceder a estas consultas no sistema privado.

Através do protocolo a Câmara Municipal de São Brás de Alportel compromete-se a atribuir um apoio de 24.600,00€ à ARS Algarve para a aquisição de equipamento clínico para a sala de saúde oral que vai ser criada no Centro de Saúde.

A ARS Algarve compromete-se a realizar as obras necessárias na sala reservada para as consultas de saúde oral no Centro de Saúde, a garantir os recursos humanos necessários para as consultas e a formação dos recursos humanos afetos a este serviço, assim como garantir as condições necessárias para o bom funcionamento deste novo serviço, entre os quais se incluem os materiais consumíveis.

O protocolo vai estar em vigor por três anos com possibilidade de renovação.

A iniciativa, a nível local vem complementar o Plano Vale Mais Família, lançado pela autarquia em 2015, que integra já um conjunto de medidas como sejam o «Vale + Saúde – Oftalmologia infantil», com oferta de rastreios gratuitos oftalmológicos a todas as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo, mas também o “Vale + Educação”, ao nível de oferta de material escolar; o «Vale + Natalidade», para apoiar a entrada de novos membros na família e o programa de formação «+ família».

 

Por: CM de São Brás de Alportel