Está criada a Associação Portuguesa de Proprietários. Trata-se de uma nova organização, porque na verdade já existem (outras) duas.

A associação foi fundada pelos irmãos João Caiado Guerreiro e Tiago Caiado Guerreiro, ambos juristas, e quer proteger o interesse dos proprietários de imóveis particulares – algo que os especialistas consideram não estar a ser corretamente defendido pelas associações existentes.

João Caiado Guerreiro é especialista em mercado de capitais e fundos imobiliários e Tiago Caiado Guerreiro é especialista em fiscalidade. Os irmãos confirmaram ao Público a constituição desta associação, informando que o terceiro elemento da direção é um investidor internacional, de origem indiana, Rajan Sahay.

“Temos vindo a fazer uma reflexão sobre a necessidade de criar uma nova associação porque entendemos que não há proprietários apenas em Lisboa, assim como achamos que as posições que têm vindo a ser tomadas nem sempre são as que fazem mais sentido”, explicou João Caiado Guerreiro.

De recordar que atualmente existem duas outras estruturas associativas: a Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), presidida pelo jurista Luís Menezes Leitão e que tem cerca de 10.000 associados; e ainda a Associação Nacional Proprietários (ANP), fundada em 2007 e que é presidida por António Frias Marques, diretor de empresas.

João Caiado Guerreiro disse que um dos primeiros trabalhos desta associação será, por exemplo, o de demonstrar o volume dos impostos que são cobrados no imobiliário e como ele compromete o direito dos portugueses a ter casa, referindo-se à atual discussão sobre as taxas relativas à especulação imobiliária.

 

Por: Idealista