por Teresa Lourenço | Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas | tmlourenconutricao@gmail.com

Gosta de apimentar a sua comida? Pois bem, neste artigo alerto-o para os benefícios que o consumo de picante poderá ter na sua saúde.

A capsaicina é o composto ativo responsável pelas qualidades nutricionais e gustativas das pimentas e malaguetas, variando consoante as quantidades desta substância entre cada tipo de pimenta.

A literatura diz-nos que, o consumo de alimentos com picante aumenta a esperança média de vida, isto é, de acordo com o autor de um estudo publicado em 2017, Benjamin Litternberg, a capsaicina tem a capacidade de reduzir as inflamações corporais e: "As mortes menos frequentes entre o grupo que consome malaguetas diz respeito a mortes relacionadas com problemas cardiovasculares, ataques cardíacos e AVC". Noutro estudo de 2015 conclui-se que: quem come picante pelo menos três vezes por semana reduz 14% o risco de morte.

Acelera o metabolismo e daí que estimule a redução de gordura corporal e consequentemente o emagrecimento. Tem efeitos antigripais e analgésicos, principalmente na desobstrução nasal e na prevenção de dores no corpo. Aumenta o fluxo sanguíneo e desta forma a circulação sanguínea, previne o desenvolvimento de cancro e, ajuda a limpar os poros da pele, melhorando a sua aparência.

Em traços muito gerais possui efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e antimicrobianos.

Contudo o consumo de comida picante deve ser moderado, pois o excesso poderá irritar o estômago.