por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano

Nome: Tomás Salvador Bento

Ano nascimento: 2003 (7 março)

 

 

Desde os 8 anos, isto é, desde o primeiro ano em que Tomás Bento começou a representar o Louletano como federado, que salta à vista desarmada a sua qualidade futebolística. Com boa compreensão do jogo, boa interpretação das necessidades que a forma como o desafio decorre exige dos jogadores, bom domínio de bola, amiúde com receções orientadas, capacidade milimétrica de passe (sobretudo com o pé esquerdo, seu predileto), Tomás Bento empresta fluidez ao jogo da sua equipa, embelezando-o e tornando-o mais eficiente e, bastas vezes, mais eficaz. Para além disso, Tomás é uma boa opção para a marcação de bolas paradas, já que cruza bastante bem e remata a propósito, inclusive de meia distância.

Graças à boa compreensão do que é um jogo de futebol e das diversas nuances que lhe são inerentes, Tomás Bento, com o seu futebol inteligente, pode desempenhar várias posições sem comprometer. Se é lícito afirmar que médio interior esquerdo é o seu lugar de conforto (onde melhor consegue fazer sobressair o seu potencial futebolístico), afigura-se-nos, também, como uma solução segura como médio defensivo e como defesa esquerdo.

Não ser rápido é seguramente o seu maior “handicap”, pelo que apostar em bruscas mudanças de velocidade, ou seja, em inesperadas explosões desconcertantes para os adversários, pode ser uma boa solução para desequilibrar.

Conhecendo como o conhecemos, isto é, com enorme vontade de evoluir, sabendo que é bastante respeitado pelos companheiros da equipa de 2003 (Juvenis B) e tendo sido nomeado pela equipa técnica como um dos capitães, estamos convictos que as condições estão reunidas para que Tomás Bento efetue uma época bastante interessante em termos individuais, quer na performance desportiva quer no prazer em jogar futebol, e contribua para que o grupo esteja focado nos treinos e nos jogos.