Na presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, foi esta quarta-feira assinado, no Ministério do Mar, um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a Zona Económica do Canal do Suez, que visa estreitar as relações entre duas interfaces logísticas e portuárias de dimensão global.

O Memorando de Entendimento foi assinado entre o Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho, e o Chairman da Zona Económica do Canal do Suez, potenciando o posicionamento do Porto de Sines como principal porto português grande hub da costa atlântica e porto de entrada do Atlântico na Península Ibérica e na Europa, nomeadamente nos intensos tráfegos Este-Oeste via-Canal do Suez.

Com quatro áreas industriais e seis portos, a Zona Económica do Canal do Suez está localizada na encruzilhada entre África, Europa e Ásia, ocupando 461 km2 ao longo das margens do recém-expandido Canal de Suez, com posição geográfica estratégica na principal rota comercial entre a Europa e a Ásia. Desempenha um papel fundamental no comércio mundial e promete reforçar a sua importância com o desenvolvimento de projetos como a mega iniciativa chinesa Belt and Road.

Com este Memorando de Entendimento, as duas entidades reconhecem o interesse mútuo em estabelecer uma relação de parceria e cooperação para o desenvolvimento económico mútuo, tanto no aumento de oportunidades de negócios e volumes para o Porto de Sines, assim como no aumento do tráfego através do Canal de Suez.

Ainda antes da assinatura deste Memorando, a comitiva do Canal do Suez foi recebida pelo Conselho de Administração da APS e teve oportunidade para efetuar uma visita ao Porto de Sines com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre esta infraestrutura portuária.

 

Por: Unimagem