Regressa a casa… Jornadas Europeias do Património

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, o projeto “Cachecol que agasalha Portugal” será apresentado na Fortaleza de Sagres, com atividade inaugural agendada para a próxima sexta-feira, dia 28 de setembro, pelas 10 horas, com a construção de uma re-inventada "Rosa dos Ventos" feita pelas crianças, com o colorido cachecol gigante.

Como tradição local, o tricot, está em desuso entre os mais novos. A Sala 2 do Jardim Infância Vila do Bispo pretendeu reativá-la lançando um convite às famílias de executar um cachecol que percorria a casa de todas as crianças. Simbolicamente, ligava as crianças pelo amor das suas famílias.

Rapidamente, o cachecol saiu do âmbito das famílias e chegou, naturalmente, à população local. Em convite feito a escolas e outras entidades/associações o projeto foi nomeado “O Cachecol que Agasalha Portugal” e começou a crescer de forma entusiasta com grande adesão.

A escola recebeu cachecóis de todos os distritos do Continente de Portugal e dos Açores e cruzou fronteiras na Europa (Luxemburgo, Espanha, França, Inglaterra, Mónaco, Alemanha, Bélgica e Áustria) e no Brasil, durante o ano letivo 2016/2017.

Foi do Jardim de Infância de Vila do Bispo que partiu, voou e navegou a ideia do “Cachecol que Agasalha Portugal”,  que agora regressa a casa, ao mesmo concelho que o viu nascer, agora enriquecido com novos cachecóis, com outros “saberes” provenientes de outras mãos, de famílias de países de paragens distantes.

A “Rosa dos Ventos” na Fortaleza de Sagres foi o motivo de inspiração dos vários trabalhos que agora se apresentam no monumento e uma nova “rosa dos ventos” re- inventada pelas mãos das crianças do Jardim de Infância é feita com o contributo de todos.

Este é um projeto pedagógico desenvolvido por Lina Nascimento – Educadora de Infância. Obrigada a todos os que colaboraram neste projeto com uma nota especial para Rosalina Silva, a grande encorajadora do projeto.

 A sua apresentação na Fortaleza de Sagres resulta de uma parceria entre a Direção Regional de Cultura do Algarve e Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo.

 “Cachecol que agasalha Portugal” poderá ser visto até ao dia 14 de outubro.

 

Por: DRCAlg