A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, esteve em São Brás de Alportel, no dia 6 de setembro, para reunir a Comissão Coordenadora do Contrato Local de Segurança de São Brás de Alportel e conhecer de perto o projeto «Jovens Seguros <> Famílias Felizes», uma das medidas deste Contrato que já avançou no terreno, sediado no Espaço Jovem do município.

A reunião decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal e contou com a presença de representantes regionais da GNR e do SEF, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, que se juntaram à equipa da Secretaria de Estado e do município, na avaliação e análise do Diagnóstico de Segurança previamente realizado e que agora serve de base à definição e implementação do Contrato Local de Segurança. Através destes contratos, pretende o Ministério da Administração Interna promover o crucial trabalho de parceria, entre as entidades locais, conhecedoras das dinâmicas, das potencialidades e das ameaças com que se confrontam os territórios.

Após a reunião, a Secretária de Estado teve ocasião de conhecer o Espaço Jovem, equipamento municipal recentemente inaugurado, onde está sediado o projeto, bem como a equipa técnica, algumas associações locais parceiras e alguns dos jovens envolvidos neste projeto que parte do jovem e da família na procura dos melhores caminhos, tendo sempre por objetivo maior a construção de projetos de vida para os jovens e a prevenção da delinquência juvenil. Um projeto promovido pelo Município de São Brás de Alportel, sob coordenação da Associação In Loco que conta com um financiamento, pelo Ministério da Administração Interna através do Contrato Local de Segurança. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas constituem a parceria central deste projeto, à qual se juntou a delegação de Faro do Instituto Português do Desporto e da Juventude, as associações locais e a comunidade, cada vez mais envolvida.

Dando continuidade às políticas municipais de juventude, este projeto tem por base uma forte aposta nos jovens e nos seus sonhos. Ajudar os jovens na construção dos seus percursos de vida, criar espaços de apoio e acompanhamentos dos jovens nas diferentes fases da sua vida, trabalhar com os jovens e com os diferentes atores que integram as suas vidas, inclusive as famílias e a comunidade escolar, prevenir o insucesso escolar, promover valores e a cidadania, assim como capacitar, autonomizar e responsabilizar os jovens na construção do seu projetos de vida são os objetivos deste projeto.

Para atingir estes objetivos, este projeto pretende focar-se em cada jovem, e na sua singularidade e criar, ao seu redor, um plano de intervenção que pode incluir terapia familiar e/ou individual, educação para uma parentalidade positiva, acompanhamento pessoal e familiar, orientação escolar e profissional e oficinas temáticas.

 

Por: CM São Brás de Alportel