A Câmara Municipal de Castro Marim estabeleceu com o Agrupamento de Escolas de Castro Marim um protocolo de colaboração que visa apoiar a compra de material escolar e didático do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim.

Com base no referido protocolo, foi atribuído um apoio económico ao Agrupamento, que será agora responsável pela gestão e distribuição dos meios. Melhorar as condições de ensino e de aprendizagem dos alunos, bem como reforçar o princípio da gratuitidade da escolaridade obrigatória, são os príncipais objetivos deste reforço à parceria que já existe entre as duas instituições, a nível financeiro e logístico, no desenvolvimento de projetos, ações e iniciativas das escolas da rede pública.

Integrada na política de ação social do município, esta medida ameniza os elevados encargos financeiros que o início do ano escolar representa para os encarregados de educação e vem combater a exclusão social e promover a igualdade de oportunidades no acesso escolar. Com o mesmo objetivo, o município tem implementado outras medidas e iniciativas, tais como a atribuição de bolsas de estudo aos alunos de agregados familiares mais desfavorecidos residentes no concelho de Castro Marim, matriculados e inscritos em estabelecimentos do ensino Secundário e Superior, o financiamento de refeições a todos os alunos dos escalões A e B do 1º Ciclo, assim como a oferta dos livros de fichas (Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês) a todos os alunos do 1º ciclo.

 

Por: CM Castro Marim