Foi tornada pública uma nova linha de crédito para os estudantes do ensino superior a qual se aplica às regiões norte, centro e Alentejo, mas que exclui o Algarve. A linha em causa tem como fiador o Estado, que garante taxas de taxas de juro mais baixas através de uma nova linha de crédito que conta com financiamento europeu.

Cristóvão Norte, deputado do PSD, afirma que “.Há hoje um movimento correto para diminuir vagas em Lisboa e Porto e redistribui-las pelo resto do país. Todavia, no caso do Algarve, os estudantes do ensino superior da região ou que venham para a região, não podem beneficiar da linha de crédito que lhes permite contrair um empréstimo a custos baixos de modo a prosseguirem os seus estudos. São as nossas famílias que pagam mais, os nossos estudantes que têm pior tratamento sem justificação, a região e a Universidade do Algarve que ficam a perder.”

“Desse modo, o Algarve torna-se menos atrativo para muitos estudantes algarvios e não só, os quais não encontram na região as mesmas oportunidades por decisão do Governo.”

Quando em tantas áreas queremos ter quadros qualificados que fiquem na região não podemos ter políticas que os afastem daqui.”

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve, Cristóvão Norte e José Carlos Barros, apresentaram um requerimento no qual solicitam o mesmo tratamento para a região, esperando que o Governo finde esta discriminação e assuma este regime para a região.

 A nova linha de crédito dirige-se apenas aos alunos que frequentem instituições de ensino superior localizadas no norte, centro e Alentejo. Estão em condições de concorrer a esta linha tanto os estudantes de instituições públicas como de privadas, podendo estar a tirar Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), licenciaturas, mestrados ou doutoramentos. O valor que cada estudante pode pedir emprestado varia entre mil a cinco mil euros por ano, sendo o valor máximo atribuído o correspondente à soma dos anos do curso. No caso de alunos que já tenham iniciado o curso, o empréstimo corresponderá ao número de anos ou meses que faltam para concluir os estudos.

 

Por: Cristóvão Norte