Atualmente as temperaturas do ar mantêm-se favoráveis à prática balnear, pelo que a Autoridade Marítima Nacional recomenda que a população opte por praias que ainda disponham de assistência permanente,...

adotando sempre uma cultura de segurança e prevenção, redobrando os cuidados junto à linha de água neste fim-de-semana prolongado que marca o encerramento da época balnear 2018.

O período balnear já terminou na maioria das praias portuguesas, pelo que muitas praias deixaram de ter assistência em permanência pelos nadadores-salvadores, ausência de sinalética e de equipamentos para a assistência a banhistas, sendo por isso fundamental que a população adote um comportamento de segurança.

Ao frequentar a praia neste último fim-de-semana da época balnear 2018, que termina oficialmente a 15 de outubro, a Autoridade Marítima Nacional recomenda:

Em caso de dúvida relativamente ao estado do mar (ondulação e agueiros) não arrisque e não vá a banhos;

Respeite um intervalo de três horas após uma refeição normal antes de ir a banhos;

Nunca vire as costas ao mar;

Vigie as suas crianças permanentemente e a uma distância próxima, não as deixando brincar junto da linha de água sem supervisão;

Tenha especial atenção aos agueiros. Estes podem ser fatais e causar a morte por afogamento. Não deve entrar em pânico, nem tentar vencer a corrente. Caso entre num agueiro, deve pedir ajuda e nadar lateralmente (paralelamente) à linha de costa até deixar de sentir o efeito da corrente. Depois, deve tentar sair da água num local afastado desta corrente.

 

Por: AMN