Dezanove concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Guarda, Viseu e Aveiro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no interior durante a tarde, e vento fraco a moderado do quadrante leste, sendo moderado a forte nas terras altas até ao meio da manhã, e rodando temporariamente para noroeste no litoral.

Está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima.

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no Algarve até meio da manhã e no final do dia, e um aumento temporário de nebulosidade no interior do Alentejo a partir da tarde.

A previsão do IPMA aponta ainda para vento fraco a moderado predominando do quadrante leste até final da manhã e do quadrante sul a partir da tarde e possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da região Sul.

As temperaturas mínimas no continente vão variar entre os 6 graus Celsius (em Bragança) e os 16 (em Portalegre) e as máximas entre os 19 graus (na Guarda) e os 29 (em Santarém).

 

Por: Lusa