Sob o lema «Caminhamos juntos para diminuir a diferença e apoiar a inclusão» a empresa vai realizar a 14 de outubro a «Corrida / Caminhada Garvetur 35 anos», cujos donativos reverterão integralmente para Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM), uma iniciativa aberta ao público em geral e a todos os colaboradores das empresas do Grupo Garvetur| Enolagest.

No âmbito da celebração dos 35 anos da empresa, fundada em 1983, a corrida / caminhada solidária pretende dar destaque à importância do exercício físico para o equilíbrio e saúde mental, a pretexto do Dia Mundial da Saúde Mental que se celebra a 10 de Outubro.

Esta iniciativa insere-se “no trabalho consistente que desenvolvemos em termos de responsabilidade social”, refere a diretora dos Recursos Humanos do Grupo Garvetur | Enolagest.

Em função da temática, a Associação escolhida para participar connosco nesta caminhada dedica-se a apoiar crianças, jovens e adultos com deficiência mental, ou necessidades educativas especiais ou ainda em situação de risco de exclusão social, sublinha Andreia Alexandre.

Recorde-se que a Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, fundada em Abril de 1968. Tem em funcionamento a Escola de Ensino Especial, o Centro de Atividades Ocupacionais e Laborais, a Residência Justa Casa - Lar de Apoio e ainda uma Unidade de Formação Profissional e o Clube de Desporto Adaptado. Em 2016 inaugurou o Restaurante Pedagógico “O Compromisso” em Faro, dinamizado por jovens com deficiência intelectual, onde podem aplicar as aprendizagens  dos cursos de cozinha e de empregado de mesa da unidade de formação profissional da AAPACDM. O projeto, que aposta na sua sustentabilidade, promove iniciativas, abertas à população, podendo servir encomendas para almoços temáticos, workshops, certames ou refeições solidárias.

 

Um tempo de convívio e solidariedade

O evento não está sujeito a inscrição, contudo “serão muito bem-vindos todos os donativos (bens alimentares e / ou numerário) dos participantes, que reverterão integralmente para a Associação”, sublinha Andreia Alexandra.

 A “Corrida / Caminhada Garvetur 35 anos” tem lugar na Praia da Falésia em Vilamoura, localidade onde está sedeada a empresa, e vai desafiar os participantes a realizar um dos três percursos, de 4, 6 ou 8 km, conforme a capacidade física de cada um. A partida é 09h00 junto ao Nosolo Água Vilamoura.

Por sua vez, o CEO da Garvetur considera que o evento se insere “na longa tradição de assumirmos a responsabilidade social como um valor da empresa, que engloba diversas vertentes”.

Para Reinaldo Teixeira “a nossa ligação à comunidade não se esgota nos donativos a instituições de solidariedade, nos patrocínios a atividades desportivas e culturais ou nas bolsas de estudo que o Grupo Garvetur| Enolagest patrocina, mas deve estender-se a outras iniciativas”.

Segundo o empresário a iniciativa pretende ainda proporcionar aos colaboradores um momento de convívio. “Fica o convite: Podem trazer a família e os amigos para uma caminhada saudável, em que estamos todos unidos em prol de valores humanitários”.

 

Por: Garvetur