Sobre a edição de 2018 da Feira da Serra realizada no passado mês de Julho, vem a Comissão Politica do PSD/São Brás de Alportel manifestar publicamente o reconhecimento e agradecimento a todos os trabalhadores, participantes, colaboradores voluntários, patrocinadores e parceiros que, de uma forma altruísta e disponível, contribuíram para que a edição deste ano da Feira da Serra tenha, no que à logística respeita, sido um sucesso. A todos estes intervenientes, o nosso MUITO OBRIGADO!

De forma clara, condenamos as afirmações expressas no comunicado emitido no sítio oficial do Município no passado dia 17 de julho (in https://www.cm-sbras.pt/pt/noticias/7613/esclarecimento-sobre-a-feira-da-serra.aspx) e reforçadas pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia, João Rosa, na última sessão ordinária da Assembleia Municipal, onde foi insinuado que o PSD/SBA teria colocado em causa o papel daqueles intervenientes (trabalhadores, participantes, colaboradores, voluntários, patrocinadores e parceiros), algo que é absolutamente MENTIRA – como se pode comprovar no comunicado emitido (in http://www.sulinformacao.pt/2018/07/psd-em-choque-com-prejuizo-da-feira-da-serra-de-sao-bras-camara-fala-em-investimento/).

Em virtude da proximidade do evento, decidiu o PSD/SBA não abordar a questão em apreço e deixar a sua discussão para um período pós Feira da Serra, o que foi efetuado no passado dia 24 de Setembro na Assembleia Municipal.             

Face ao comportamento do executivo socialista, entendemos que mais uma vez a Câmara Municipal de São Brás de Alportel usou os meios à sua disposição de forma despudorada, abusiva e injustificada, para mais um exercício de pura demagogia, tentando desta forma esquivar-se às questões colocadas pelo PSD/SBA que visam única e exclusivamente o esclarecimento e a clarificação das contas relativas à Feira da Serra, na procura da transparência devida a todos os munícipes.

Neste sentido, e depois das constantes recusas e desculpas para apresentar as contas relativas à Feira da Serra, o PSD/SBA quer que publicamente o executivo socialista da Câmara Municipal de São Brás de Alportel apresente, em sede própria, neste caso na Assembleia Municipal, os montantes registados nas últimas 3 edições, assim como preste os devidos esclarecimentos públicos sobre as mesmas, para o qual queremos que esta prestação de contas seja um ponto a incluir na ordem de trabalhos da próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal.

Pretendem assim os eleitos do PSD/SBA que na Assembleia Municipal sejam apresentados, relativamente às edições de 2016, 2017 e 2018 da Feira da Serra:

- o n.º oficial de visitantes e o n.º de visitantes pagantes;

- o valor das despesas;

- o valor das receitas e, destas, o valor correspondente à receita de bilheteira e ao aluguer de stands;

- o n.º de expositores e destes, o n.º por sector (restauração, artesanato, instituições, etc.).

Para os São-Brasenses, é muito importante que estas questões sejam clarificadas: Será que o modelo atual se estará a esgotar? Será que daqui a 5/8 anos ainda teremos a Feira da Serra e esta ainda terá o peso e importância que tem ou que já teve? Fará sentido que mais de 50% dos visitantes não paguem entrada? Como justificar isto aos São-Brasenses que têm que pagar, duplamente, quer pela aquisição do ingresso, quer por intermédio das contas do Município financiadas pelos seus impostos? Estará a atual Feira da Serra a transmitir e promover a autenticidade e genuinidade da nossa terra?

Cientes da importância e impacto económico desta Feira, é nosso entendimento que as contas devam ser apresentadas de forma transparente e rigorosa. Bem sabemos que o impacto económico do maior evento realizado em São Brás é relevante. No entanto, importa quantificar e clarificar os resultados financeiros da operação de modo a se avaliar se esse resultado se reflete em aumento da atividade dos agentes económicos, nomeadamente na restauração, hotelaria, comércio e artesanato local, e assim definir estratégias futuras. Este é um direito que assiste a todos os munícipes.

Que fique claro que NUNCA o PSD/SBA esteve contra a Feira da Serra nem desejou o seu insucesso. É devido à sua preponderância na vida dos São-Brasenses e do concelho que o esclarecimento destas questões se torna de vital importância.

 

A Comissão Politica do PSD de São Brás de Alportel


São Brás de Alportel, 9 de Outubro de 2018.