Quinta, 18 de Outubro de 2018 |
Algarve presta homenagem a Desidério Silva

11:27 - 11/10/2018     964 visualizações ALGARVE
Atualizado em: 11/10/2018
Imprimir
Várias personalidades da sociedade civil associaram-se para homenagear Desidério Silva, no próximo dia 27 de outubro, num jantar que terá lugar no Hotel Júpiter Albufeira, em Montechoro, pelas 19h30.

O objetivo deste jantar é homenagear e reconhecer todo o empenho de Desidério Silva nestes 25 anos de vida pública e liderança política dedicada à democracia e ao desenvolvimento da região do Algarve e da sua população, sempre de forma íntegra e coerente.

Nesta comemoração, onde será prestada homenagem ao homem e à pessoa, estarão reunidas mais de 700 pessoas num jantar onde será reconhecido o seu percurso de vida pública e as suas capacidades e competências profissionais e políticas ao longo de 25 anos.

A iniciativa está aberta à população, podendo ser adquiridos bilhetes pelo valor de 15 euros em várias lojas do comércio local de Albufeira, Loulé e Faro.

 


 

 

 

 


VIDA DE DESIDÉRIO SILVA

 

Desidério Silva nasceu no dia 9 de Agosto de 1951 nas Benfarras, na freguesia de Boliqueime no Concelho de Loulé. Filho de gente humilde, os pais dedicavam a sua actividade à agricultura baseado no figo, na amêndoa e na alfarroba, suporte de subsistência da família.

Foi uma criança feliz, onde partilhou muitos momentos de infância com a avó Gertrudes e o avô Jorge. O Pai Manuel e a mãe Judite sempre foram muito unidos e passaram estes valores próximos de família ao jovem Desidério, que manteve sempre como referências até hoje.

Aos 6 anos foram viver para Boliqueime. O pai abriu uma pequena taberna perto do cinema Mariani e em Outubro de 1957 entrou na escola primária em Boliqueime. O seu espírito aventureiro e destemido já estava bem vincado em 1961 quando começou a ir de comboio às 7h15 da manhã para Faro - para a escola Industrial e comercial de Faro -  onde durante 6 anos tirou o curso Industrial de Serralheiro. O pai do Desidério sempre lhe dizia que tinha que tirar curso de serralheiro que era uma boa profissão e ganhava bom dinheiro. Bom filho e cumpridor, passados 6 anos Desidério tirou o curso de serralheiro. Em 1968 iniciou um projeto que duraria 14 anos, a construção de Vilamoura, onde trabalhou com o Sr. Copertino Miranda e prof. Costa lobo com as funções de medidor e fiscalizador.

No mesmo ano conheceu aquela que seria a mulher da sua vida, Emorita Silva. A tática para conquistar a sua mulher foi simples, entregou um bilhetinho a um amigo para este dar à jovem Emorita e acabaram por se apaixonar até hoje. É uma vida conjunta de 50 anos de momentos felizes e outros menos bons, mas sempre com muita cumplicidade e compreensão.

Fez tropa nas Caldas da Rainha após um ano de casamento e com os pais muito doentes, um período menos fácil para o Desidério, tendo depois seguido para Santarém para a Escola Prática de Cavalaria, onde esteve até Janeiro do ano de 1975.

Esteve perto de toda a escola do 25 de abril, chegando mesmo a conhecer Salgueiro Maia naqueles que foram momentos de alguma angústia, mas de muita liberdade.

Em 18/08/1975 nasceu a sua primeira filha, Patrícia, e em 13/11/1980 nasceu o filho João. Foram dois momentos mágicos na vida do Desidério, tendo iniciado o percurso como encarregado de educação.

Foi presidente da associação de pais, criou a FRAPAL (Federação Regional de Associações de Pais do Algarve) e entregou-se à causa da educação com um orgulho enorme por ter contribuído para o bem estar dos alunos e pais.

Em 1987 /1990 foi Presidente da Assembleia de Freguesia de Albufeira e Secretário na Junta de Freguesia em 1993/1996. Foi candidato a número 2 do Dr. Carlos Silva e Sousa e tornou-se Vereador sem pelouro em 1997. Esta missão resultou na presença de Desidério Silva na Câmara de Albufeira desde 23 de Fev de 1998 até 30 de outubro de 2015, quase 15 anos sem interrupções. Foram 20 anos de autarca.

A sua postura foi sempre de um presidente de porta aberta de ouvir as pessoas. Foi candidato em 2001, 2005 e 2009 com três maiorias absolutas.

Desidério deixou dezenas de obras feitas, com milhares de euros investidos em escolas, creches, lares, bibliotecas, jardins de infância, espaços verdes, pavilhão municipal, águas e saneamento, requalificação urbana, qualidade das praias, apoios sociais a idosos, crianças e pessoas desfavorecidas. É impossível enumerar todo o seu legado público.

Após 14 anos de actividade autárquica, em 31 de outubro de 2012 assumiu a presidência da Região de Turismo do Algarve, sendo reeleito por mais um mandato a 6 agosto de 2013 e com final em 27 julho de 2018. Foram quase 6 anos de presidência dessa instituição onde procurou fazer o seu melhor na defesa de uma região que deve ser defendido como principal destino turístico de Portugal.

A sua experiência em Albufeira foi um ativo importante para essa nova missão onde sempre

procurou promover e valorizar esta região. Em muitos momentos teve vontade de baixar a guarda, mas essas privações fizeram reforçar ainda mais a sua vontade de continuar a lutar por um Algarve mais justo e onde o barrocal e a serra tivessem direito à sua valorização e identidade.

Neste período de seis anos teve muitas alegrias e muitas tristezas. O nascimento das suas netas, a Maria em 2015 e Francisca três anos mais tarde foram momentos de especial alegria. O ano de 2016 foi particularmente difícil com o falecimento da sua mãe.

Tanto havia por dizer destes 25 anos de vida pública. Tanta gente que de conhecidos passaram a amigos, porque assim, e só assim consegue ser Desidério. Um amigo. Neste percurso de 25 anos de Vida Pública, Desidério Silva conheceu pessoas muito especiais a quem reconhece e agradece a inegável colaboração. Na impossibilidade de agradecer a todos, destaca Carlos Silva e Sousa, José Carlos Rolo, Paulo Pescada, Ana Vidigal, Ana Pífaro, Carlos Quintino, José Sequeira, Paulo Dias e Hélder Sousa, entre outros.

São 25 anos de memórias e de registos que fizeram, e fazem, de Desidério Silva um homem realizado e onde o seu objectivo na vida, e em particular na Vida Pública, foi servir sem nunca ser servido. Com a família como pilar, todos reconhecemos em Desidério tem nas principais qualidades a Humildade, a Honestidade, a Amizade e a Solidariedade.

Desidério. Uma entrega total a Albufeira e às suas gentes.

 
 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos