Quem trabalha a recibos verdes vai poder calcular, através de um simulador, quanto vai ter de descontar para a Segurança Social.

A Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) disponibilizou uma ferramenta que permite calcular valor dos descontos segundo o novo regime, que entrará em vigor em janeiro de 2019.

De recordar que, com o novo regime contributivo, a taxa de descontos baixa de 29,6%, para 21,4%, e será aplicada sobre 70% do rendimento médio dos últimos três meses. As alterações deverão abranger um universo de 300.000 trabalhadores.

O simulador de cálculo das contribuições sociais dos recibos verdes, lançado a 26 de setembro, destina-se tanto a contabilistas certificados como ao público em geral, segundo um comunicado da OCC. A ferramenta permite calcular a “base de incidência contributiva para a Segurança Social dos trabalhadores independentes, prevista no Código dos Regimes Contributivos do Sistema de Previdência Social (CRC)”, lê-se no documento.

A Ordem disponibiliza ainda algumas explicações e exemplos práticos sobre como usar o simulador, que poderão ser consultadas aqui.

 

Por: Idealista