Com um painel de oradores que se destacam ao nível da segurança, das autarquias, meio académico ou comunicação social, a Câmara Municipal de Loulé volta a debater as questões ligadas à Proteção Civil. O VII Seminário «A Proteção Civil e a Comunidade» acontece no dia 25 de outubro, das 9h00 às 17h00, no Cine-Teatro Louletano.

Numa altura em que esta matéria está cada vez mais na ordem do dia e faz parte das preocupações dos responsáveis nacionais e locais, serão vários os temas que virão a lume num dia em que as atenções se viram para Loulé.

César Reis, coronel do Regimento de Apoio Militar de Emergência, irá falar neste Seminário sobre o Exército Português e a Proteção Civil, enquanto que João Guerreiro, da Universidade do Algarve, irá abordar o risco de incêndio florestal e o impacto do mesmo na comunidade. Já Pedro Matos Soares, da Universidade de Lisboa, fará uma intervenção baseada um pouco naquilo que são as alterações climáticas – “O clima de futuro e a Proteção Civil”.

O coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil da Amadora, Luís Carvalho, fará uma apresentação sobre a organização do Serviço Municipal de Proteção Civil. O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que tem tido um papel preponderante na antevisão nas condições meteorológicas, estará aqui representado por Nuno Moreira que fará uma exposição sobre a “Informação Meteorológica e a Proteção Civil”. Por seu turno, Daniel Neves, do Município da Lourinhã, traz uma apresentação sobre “Segurança e Proteção Civil em atividades turísticas”, e que, de certo, merecerá grande interesse por parte dos responsáveis das autarquias algarvias e das várias entidades regionais ligadas ao sector do turismo.

Catarina Canelas, jornalista da TVI que acompanhou o incêndio de Pedrógão Grande em 2017, irá falar da sua experiência durante este momento trágico que fustigou o centro do País e da importância da Comunicação durante catástrofes como esta. Richard Marques, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, irá abordar a questão da gestão da assistência à população em casos de emergência. Finalmente, David Thomas fará uma apresentação da Safe Communities Portugal, a única associação sem fins lucrativos registada no país que oferece um “balcão único” de informação sobre prevenção da criminalidade disponível a todos os membros da comunidade.

O Seminário “A Proteção Civil e a Comunidade”, importante fórum de reflexão e partilha e que é já uma referência nacional, destina-se a todos os serviços e agentes de Proteção Civil, entidades cooperantes públicas e privadas, técnicos das câmaras municipais, estudantes, professores e população em geral.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até ao dia 21 de outubro, em www.cm-loule.pt ou em www.facebook.com/pcloule. Mais informações através do telefone 289 400 827 ou email smpc@cm-loule.pt

 

Por: CML/GAP /RP