O projeto Turma Imbatível, promovido pelo Lidl com o apoio da Direção-Geral da Saúde, da Direção-Geral da Educação e do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, regressa às escolas de todo o país para promover estilos de vida saudáveis e sustentabilidade alimentar junto das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Dando continuidade ao seu programa educativo junto da geração futura, através do qual já impactou cerca de 65 mil alunos nos últimos sete anos, com a promoção de estilos de vida saudáveis, o Lidl regressa às escolas para a 3º edição da Turma Imbatível, integrando no projeto a temática da sustentabilidade. Apenas nos últimos dois anos, em Coimbra, a Turma Imbatível chegou a 211 alunos e a 2 escolas.

Consumir de forma adequada, tendo em conta as nossas necessidades nutricionais, mas também a preservação do planeta; como combater o desperdício alimentar; como fazer a reciclagem de resíduos ou a importância de comer frutas e legumes, são alguns dos ensinamentos que os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico poderão aprender com o projeto Turma Imbatível. De forma divertida e através de mensagens simples e eficazes, as crianças apreendem uma série de comportamentos que deverão integrar no seu dia-a-dia.

O projeto mantém o seu propósito de promover estilos de vida saudáveis e nesta 3ª edição, de forma lúdica, irá dar noções básicas de sustentabilidade alimentar reforçando que, para além da necessidade de nos alimentarmos de forma adequada, também o devemos fazer de forma a preservar e a respeitar o planeta.

Contando com o apoio da Direção-Geral da Saúde, da Direção-Geral da Educação e do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, a Turma Imbatível tem, de facto, merecido reconhecimento por parte das escolas que acolhem o projeto, com grande parte dos professores (69%) a revelar querer repetir a experiência no ano seguinte e a afirmar que houve, efetivamente, um aumento de práticas saudáveis por parte dos alunos, após a passagem da Turma Imbatível pela sua escola (65%) . Também os alunos que no ano letivo passado participaram nas atividades assumem ter alterado alguns comportamentos, como um maior consumo de frutas e legumes.

Estão neste momento a decorrer as inscrições para participar no projeto, para 100 escolas nos 18 distritos de Portugal continental. Para as escolas se candidatarem, basta enviar um pedido de inscrição para missaoturmaimbativel@gmail.com. As visitas decorrem de outubro de 2018 a junho de 2019.

Para além das visitas às escolas, o projeto Turma Imbatível desenvolve visitas guiadas às lojas Lidl, que possibilitam o contacto com os alimentos, a compreensão das suas características e mostram o funcionamento da cadeia de valor do setor alimentar. O projeto integra ainda o passatempo Desenho Imbatível, que desafia as crianças a tornarem os elementos da roda dos alimentos, nos protagonistas do seu desenho. Os vencedores poderão ver os seus desenhos transpostos para embalagens de artigos à venda nas lojas Lidl.

 

Por: Cunha & Vaz