As experiências romanas regressam com o projeto «DO SABER AO CRIAR – Experiências tecnoromanas na Villa de Milreu» nos dias 19 e 20 de outubro.

“Do Saber ao Criar” é um projeto do Centro Ciência Viva do Algarve que pretende dar oportunidade de experimentar os processos de produção, construção e criação do período romano, através de várias oficinas e atividades:

“Defumadouros e fragâncias”  - Oficina de olaria para a construção de defumadouros e mostra de ervas utilizadas para perfumar ambientes. Cada participante levará consigo a peça que criou nesta oficina.

“ Técnicas de representação gráfica do período romano ” - Como o domínio destas técnicas concederam aos romanos importantes vantagens, inclusive do ponto de vista militar.

 “A Geologia romana de Milreu” - Análise das rochas utilizadas nas edificações romanas da região e sua identificação através de testes físico químicos.

 “A paisagem romana de Milreu” - Apresentação de algumas práticas de planeamento paisagístico característicos do período romano. Os participantes serão convidados a criarem um modelo do seu canteiro romano.

 “Merellus” - Fase final da competição inter escolas promovida pela rede de Museus do Algarve do “1º torneio do jogo do moinho”, um jogo infantil/juvenil típico do período romano ( a acontecer no dia 19 de outubro)

“Tabernae” - Mostra de produtos regionais típicos e/ou contemporâneos produzidos a partir de recursos naturais locais (a acontecer no dia 20 de Outubro).

O programa de dia 19 (sexta feira) será destinado ao público escolar e decorre das 10h às 13 h e das 14h00 às 17h e o programa de dia 20 (sábado) será dirigido ao público em geral e decorre das 15h às 17 horas.

O projeto conta ainda com o apoio das seguintes entidades: Universidade do Algarve, Requinte Turquesa – Eventos & Serviços, A Barroca, produtos culturais e turísticos e A Canastra, mercearia especializada.

Do “SABER AO CRIAR” é uma iniciativa integrada no DiVaM 2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

 

Por: DRCAlg