Dar continuidade ao projeto que permite proporcionar formação musical às crianças e jovens residentes na zona mais interior/rural do concelho de Lagos é o objetivo do Acordo de Cooperação tripartido aprovado na última reunião de Executivo Municipal.

O documento visa criar as condições para, através da intervenção conjugada e em regime de parceria, entre o Município de Lagos, a União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João e a Associação de Guitarras do Algarve (AGA), garantir a continuidade de funcionamento do Pólo do projeto “Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve” no concelho de Lagos, mais concretamente no território da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João, de harmonia com as orientações técnicas da responsabilidade da Coordenação Pedagógica da Orquestra.

Com esta decisão o Município retoma assim um apoio que remonta a 2004, data em que foi estabelecido o primeiro Acordo de Cooperação para a criação de um Pólo deste projeto de formação e dinamização cultural na então freguesia de Barão de São João, o qual vigorou até 2011, tendo sido interrompido apenas devido às dificuldades orçamentais à data existentes.

Apesar dessas contrariedades, o projeto sobreviveu e continuou a levar a formação musical aos jovens da zona mais rural/interior do concelho de Lagos e de outros concelhos algarvios, contando sempre com o apoio logístico do Município e da Junta de Freguesia e, pontualmente, com alguns apoios financeiros.

O resultado deste trabalho tem sido mostrado nos Encontros Globais da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve que Lagos já acolheu. No último ano o Polo de Barão de São João registou a frequência de 21 crianças e jovens, de idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos, integrados em 3 Classes (A – Avançado; B – Intermédio; C – Iniciação).

Identificando o interesse e valia cultural do projeto, a sua consistência pedagógica e artística e o impacto positivo gerado na valorização do território e dos agentes locais, na promoção de hábitos de partilha, convivência e de vida saudáveis, assim como na promoção da sensibilidade artística, do pensamento crítico, equidade de oportunidades e inclusão, o Município, no âmbito do Acordo agora aprovado, compromete-se a assegurar uma comparticipação financeira anual no valor de 6.550,00€ e, excecionalmente, no seu primeiro ano de vigência, a atribuir um subsídio no valor de 3 683,00€, correspondente à comparticipação das atividades “Encontro Global” e “Encontros Interassociativos” e às despesas de funcionamento do Pólo e da formação no período de setembro a dezembro de 2017.

A União de Freguesias assume um papel essencial de interlocutor com a população beneficiária e de prestador de apoio logístico necessário ao funcionamento do projeto.

 

Por: CM Lagos