Tendo chegado ao Município de Aljustrel rumores do possível encerramento da Estação de Correios de Aljustrel, a autarquia solicitou de imediato uma reunião, com carácter, de urgência à administração dos CTT.

A referida reunião, mantida no dia 15 de outubro de 2018, com o diretor da Área de Gestão de Parceiros Sul dos CTT, veio apenas confirmar informações que apontavam para a possibilidade de encerramento da Estação de Correios de Aljustrel e sua reconversão em posto de correio, gerido por outra empresa privada.

Nunca antes desta reunião, em nenhum momento ou circunstância, a Câmara Municipal ou a União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos foram informadas ou consultadas neste processo pelos CTT.

No entendimento da autarquia, esta atitude é desrespeitadora das regras de bom relacionamento que nortearam, no passado, a relação dos CTT com o Município de Aljustrel, bem como violadora dos compromissos firmados por esta empresa com as Associações Nacionais de Freguesias e vertidos no próprio acordo de concessão entre os CTT e o Estado Português.

Deste modo, o Município de Aljustrel afirma a sua absoluta discordância com este processo, posição de que já deu conhecimento, por ofício, a 17 de outubro passado, ao primeiro-ministro, ao presidente da Associação Nacional de Municípios e à Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.

No entendimento da autarquia, o encerramento da Estação de Correios de Aljustrel, situada numa sede de concelho, e a passagem deste serviço para uma entidade terceira do setor privado, coloca em causa o contrato de concessão deste serviço, pelo que já encetou ações de carácter judicial com o objetivo de impedir ou anular este processo.

 

Por: Município de Aljustrel