O deputado socialista Luís Graça escreveu ao primeiro-ministro e aos autarcas algarvios para apelar à consensualização de uma estratégia ambiental na região, tendo como base a mobilidade elétrica e o património natural.

Segundo o Grupo Parlamentar do PS, esta missiva do líder dos socialistas algarvios foi remetida após o anúncio pelo consórcio ENI/Galp sobre fim dos objetivos de prospeção de petróleo no Algarve.

Luís Graça saudou a esse propósito os autarcas da região e "todos os movimentos da sociedade civil, em particular as associações de defesa ambiental, que ao longo destes anos não deram tréguas à luta contra a exploração de petróleo no Algarve".

"Sempre sustentamos que o nosso petróleo é o turismo e que este requer níveis ambientais de excelência incompatíveis com a exploração de petróleo. Afastada que está agora esta nuvem negra devemos juntos dinamizar uma carta de excelência ambiental, com objetivos e metas temporais, consensualizando os mesmos com o Governo de forma a garantir sustentabilidade ecológica para a região e potenciar o contributo económico que o Algarve e o turismo atualmente já dá e pode ainda vir a dar a Portugal", justificou Luís Graça.

 

Por: Lusa