A nova Unidade de Saúde de Móvel foi apresentada pelo Presidente da câmara Municipal de Alcoutim numa cerimónia que contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Morgado, no dia 01 de novembro em Giões.

Moderna e funcional, a nova unidade, está a funcionar, teve um investimento de 75.030,00€ realizado pelo Município de Alcoutim e cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional (PO) CRESC Algarve 2020, através da candidatura designada por: “Unidades de Saúde Móveis de Proximidade” cuja candidatura foi apresentada pela ARS Algarve em parceria com os municípios da região, com taxa de comparticipação de 80%.

A unidade presta, além de tratamentos de saúde habituais, consultas de saúde familiar, e vai servir os utentes do Município de Alcoutim, que passam a dispor de consultas médicas nas suas localidades de residência. A nova unidade tem como objetivo melhorar os cuidados de saúde primários e de proximidade para as populações mais vulneráveis e tornar os cuidados mais equitativos.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, que se congratulou com a disponibilização deste importante projeto de cuidados primários de saúde, aproveitou para “reafirmar a necessidade de ter mais profissionais de saúde no concelho”.

Na sua intervenção, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Morgado, apresentou o projeto das dez Unidades de Saúde Móveis Proximidade (USMP), cuja implementação, até ao fim de 2018, vai beneficiar os utentes do Serviço Nacional de Saúde mais idosos, mais vulneráveis e residentes em territórios rurais de baixa densidade e garantir uma prestação de cuidados de saúde de proximidade modernizada junto das populações nos concelhos de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira.

 

Por: CM Alcoutim