No âmbito do Projeto MEDEA da REN e da Sociedade Portuguesa de Física

Uma equipa de alunos da Escola Secundária de Júlio Dantas, em Lagos, foi a grande vencedora da nona edição do MEDEA, uma iniciativa da REN e da Sociedade Portuguesa de Física (SPF), destinada a promover o conhecimento da Física junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral.

Com a coordenação da professora Octávia Santos, os alunos Dinis Melo, Ivan Cojocaru, Vasco Godinho, Ricardo Ramos e João Correia do curso de Ciências e Tecnologias, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Júlio Dantas, tiveram oportunidade de apresentar o seu projeto perante uma plateia de colegas e professores.

A equipa denominada de “Júlios 9” realizou um trabalho científico, com o objetivo de identificar e medir os campos eletromagnéticos de baixa frequência que nos rodeiam e constataram que vivemos rodeados de campos eletromagnéticos no dia-a-dia: em casa com os nossos aparelhos domésticos, em instalações elétricas ou na proximidade de equipamento de transporte de energia elétrica. Segundo o site desta equipa de alunos (https://julios9.webnode.pt/), o trabalho permitiu concluir que os campos magnéticos mais elevados que mediram foram dentro de edifícios, com equipamentos de curta utilização: “os valores 40 µT para o secador de cabelo e 20 µT para o aspirador móvel e na escola 72 µT para a placa de aquecimento e 63 µT para o retroprojetor. Note-se que estes equipamentos não são utilizados por longos períodos de tempo”.  

A equipa da escola algarvia foi ainda distinguida durante 21ª Conferência Nacional de Física e o 28º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, que se realizou no dia 1 de setembro de 2018, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

Na nona edição do MEDEA, foram ainda atribuídas duas menções honrosas a duas equipas de alunos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão.

A 10ª edição do MEDEA abre inscrições durante o mês de outubro. O prazo de inscrições decorre até ao dia 24 de janeiro. Os alunos podem inscrever-se em http://medea.spf.pt/inscricao/. Este ano as medições são precedidas por um curso preparatório: feX_Mag3D (https://courses.mooc.tecnico.ulisboa.pt/), ministrado pelo Coordenador do MEDEA – Prof. Doutor Horácio Fernandes, que pretende uma melhor preparação dos alunos para as medições dos campos eletromagnéticos.

 

Por: Cunha & Vaz