Cristóvão Norte questiona Ministra «De que vale alguém ter mais 5, 10 ou 15 euros por mês se quando necessita de uma consulta tem que ir para o privado, pagar o que não tem, pedir emprestado ou abdicar do acesso à saúde?»

O Orçamento de Estado 2019 tem uma verba prevista para o Centro Hospitalar Universitário do Algarve inferior em cerca de 19 milhões euros, menos 4, 2 % que o previsto no ano anterior. Segundo a proposta do Governo, haverá uma redução de 2,2 milhões de euros em medicamentos e um milhão em consumo de material clínico, entre outros.

Cristóvão Norte, na interpelação à ministra da Saúde, considerou que “ os principais indicadores estão pior: mais 103 % de queixas, uma quebra significativa na produção clínica que se verifica ano após ano e um aumento dos tempos de espera para consulta. O que faz o Governo? Reduz o orçamento em 19 milhões, não tem uma política decisiva de fixação de recursos humanos e o novo hospital do Algarve – 2.ª prioridade a nível nacional fixada por despacho – fica de fora quando são anunciados – uma vez mais – cinco novos hospitais. “

Referindo-se ao aumento do tempo de espera para consulta, os quais, por exemplo, ascendem a:

. estomatologia  - Hospital de Faro – 2 anos e 3 meses;

. ortopedia – Hospital de Faro – 4 anos e 4 meses;

.urologia – Hospital de Portimão – 2 anos // Hospital de Faro – 3 anos e 3 meses;

o deputado do PSD interrogou-se “ de que vale receber mais 5, 10 ou 15 euros por mês se quando se necessita de uma consulta tem que ir para o privado, pagar o que não se tem, pedir emprestado ou abdicar do acesso à saúde? Infelizmente é o que cada vez mais acontece no Algarve”.

Cristóvão Norte assinala que “ o Algarve tem problemas crónicos na saúde, precisa de ser prioridade a nível nacional, a população aumenta, os visitantes também, mas as respostas escasseiam.

 

Por: Cristóvão Norte