O GTI - Grupo de Trabalho com os Idosos do Município de Albufeira, é um dos projetos finalistas dos Prémios Municípios do Ano - Portugal 2018, da Universidade do Minho. Deste modo, Albufeira é um dos três municípios algarvios selecionados para esta atribuição que visa reconhecer projetos com impacto na sociedade. A cerimónia de entrega será a 16 de novembro, em Guimarães.

Albufeira é um dos três municípios algarvios que se encontram entre os finalistas nomeados para os Prémios Municípios do Ano - Portugal 2018. Albufeira candidatou-se com o projeto GTI - Grupo de Trabalho de Idosos. A par de Alcoutim e Loulé, integra os três finalistas na categoria «Município do Ano Algarve 2018», estando igualmente nomeado para o grande prémio final.

A organização cabe à Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, e ao município de Guimarães. A 5.ª edição contou com 56 candidaturas, estando nomeados projetos de 35 municípios. O concurso visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade.

A cerimónia de entrega está marcada para 16 de novembro, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

O Grupo de Trabalho de Idosos (GTI) tem como objetivo contribuir para a consciência coletiva dos problemas e, para o compromisso na respetiva prevenção e solução de casos socias de idosos, tendo em vista o aumento da participação das instituições; o reforço da identidade do trabalho em parceria; a potencialização do aparecimento de iniciativas locais direcionadas para a população desta faixa etária; o encaminhamento de casos sociais; a promoção de momentos de partilha e saberes entre os parceiros/entidades, assim como a eficácia das respostas sociais existentes e ainda o fomento da qualificação da intervenção social local.

O GTI integra uma equipa constituída por técnicos que representam as seguintes entidades: Agrupamento dos Centros de Saúde do Algarve I – Central; Associação Humanitária Solidariedade Albufeira; Banco do tempo de Albufeira; Centro Paroquial de Paderne; Conferencia São Vicente Paulo Albufeira; Cruz Vermelha Portuguesa; Fundação António Silva Leal; Guarda Nacional Republicana de Albufeira; Instituto de Solidariedade e Segurança Social serviço local de Albufeira; Nuclegarve - Núcleo dos Motoristas Terras do Algarve; Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e o Município de Albufeira. Refira-se que o Município de Albufeira, no âmbito do Área Social voltada para os Idosos, tem, para além do GTI, o Serviço de Teleassistência, Cartão Sénior Municipal e Atendimento e Encaminhamento de Casos Sociais. A par desta área destaca-se igualmente o Projeto “Clube Avô” e as atividades desenvolvidas no Centro Educativo do Cerro d’Ouro . 

 

Por: CM Albufeira