O Município de Loulé aceitou o desafio da Comissão Europeia para implementar o projeto «Network For Role Models» que visa combater as desigualdades sociais e promover a inclusão através de uma estratégia «role models», ou seja, a partir de histórias de vida inspiradoras, motivar e sensibilizar os jovens para a importância de construir uma sociedade adaptada a todos, respeitando as diferenças e a individualidade de cada um.

A iniciativa foi apresentada esta quarta-feira, 7 de novembro, no auditório da Escola Cândido Guerreiro de Alte.

Numa Europa que enfrenta uma crescente desigualdade, é fundamental destacar valores europeus comuns, com o objetivo de promover uma sociedade mais coesa e inclusiva. É com base nesta premissa que a Comissão Europeia, através da Agência Nacional Erasmus, definiu como parceiros municípios que aceitassem acolher a iniciativa “Network for Role Models”. O Município de Loulé, juntamente com mais sete autarquias, nomeadamente Vila Real, Valongo, Santa Maria da Feira, Torres Vedras, Palmela, Loures e Câmara de Lobos, abraçaram este projeto com vista a fortalecer a inclusão social, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos, bem como o pensamento crítico.

A estratégia definida pela Comissão Europeia consiste na implementação de uma rede “role models”, que visa apresentar exemplos inspiradores de forma a motivar a construção de uma sociedade mais próspera, tolerante e inclusiva. É neste sentido que o Município de Loulé elegeu como “role models” João Batista Monteiro, presidente da Associação Existir, licenciado em Psicologia Clínica e portador de deficiência motora, e Eduardo Ferreira, rececionista numa empresa privada, proprietário de um quiosque na aldeia de Alte, e também portador de deficiência motora.

Assim, com vista à implementação da iniciativa, o Município de Loulé, desafiou os alunos da Escola Cândido Guerreiro de Alte a apresentar sugestões e a desenvolver os respetivos projetos de aptidão profissional, no âmbito da inclusão e igualdade de oportunidades. Ou seja, através dos “role models” pretendeu-se inspirar os jovens no âmbito do seu percurso académico/profissional, bem como facilitar a implementação de medidas e estratégias inclusivas. Para o efeito, esta sessão de apresentação contou com a presença de João Batista Monteiro que partilhou, na primeira pessoa, o seu percurso de vida. Eduardo Ferreiro, por questões profissionais, não pôde estar presente, mas não deixou de dar o seu contributo através de uma partilha realizada por vídeo.

 

Por: CML/GAP /RP