Assinalar os 50 anos do «Direito à Cidade» em Lagoa, e abrir à comunidade local/regional o tema do 8º Congresso Nacional de Cidades Educadoras, agendado para maio de 2019, foram os principais objetivos do colóquio «O Direito à Cidade - na agenda há 50 anos», que aconteceu, a 2 de novembro volvido, na Biblioteca Municipal do concelho.

Ana Martins, vereadora do Município de Lagoa, responsável pelos pelouros da Educação e Cultura, entre outros, deu início ao colóquio sublinhando que “Criar (na) Cidade”, apela a uma relação mais aprofundada entre as Artes e a Educação para encontrar caminhos e respostas adequadas à construção de Cidade Educadora.

Carlos Fortuna, autor do texto de abertura da edição portuguesa da obra “Direito à Cidade”; Marta Galvão Lucas, artista e coeditora do livro; e Susana Mourão, técnica de reabilitação urbana, começaram por apresentar as suas leituras atualizadas da proposta do sociólogo e filósofo francês, Henry Lefebvre, autor desta obra.

Fortuna, o reputado sociólogo português, sublinhou a impressionante atualidade do desafio lançado há 50 anos por Lefebvre.  Mas foi a necessidade de participação dos habitantes da cidade na sua construção, ainda mais evidente no caso das cidades educadoras, a nota dominante da reflexão, muito participada pelos presentes ao longo de duas horas e meia.

Entre os participantes incluíram-se responsáveis políticos, técnicos e académicos de áreas tão diversas como as do planeamento, urbanismo, arquitetura, história e património, intervenção social e psicossocial, entre outras. A grande maioria dos comentários, perguntas e reflexões apontaram para a participação pública e para as formas de a promover nos territórios locais, como estrutura da condição urbana desejada.

O debate sobre a construção de cidades cada vez mais educadoras vai continuar com a participação do Município, quer no XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, a realizar entre 13 e 16 de novembro, em Cascais, quer no IV Fórum Regional das Redes Autárquicas Participativas, que terá lugar em Lagoa a 20 de novembro próximo.

 

Por: Município de Lagoa